Graham Alban

Rodrigo R. da Silva, 17 de outubro de 2017

Graham J. Alban, MD, MCNS, MCPP foi um neurocientista e psicólogo que trabalhou no Office of Naval Intelligence’s Special Projects division. Ele ficou desiludido com as injustiças percebidas, que ele encontrou voluntariamente, cometidas pelo programa SPARTAN-II, levando ao seu suicídio em 2532. Seu cérebro foi usado mais tarde na criação do AI Black-Box.

Biografia

Suicídio e Doação de Cérebro

O Dr. Alban expressou remorso severo por suas ações no programa SPARTAN-II, chamando o projeto inteiro de “moralmente indefensável”. Ele considerou suas ações (ou melhor, a inatividade) para ser mais censurável do que a Dra. Catherine Halsey, com base em sua insistência de que, ao contrário de si mesmo, Halsey estava desprovida de uma sensação de moral e que a culpa que ela mostrava era apenas uma fachada. Em março de 2532, Alban cometeu suicídio de maneira que ele estava consciente em causar pouco dano ao cérebro dele. Ele pediu a Vice-Almirante Margaret Parangosky para preservar seu cérebro e usá-lo para criar uma inteligência artificial que fosse usada para apoiar e proteger os SPARTAN-IIs.

Parangosky concedeu o desejo de Alban. Em agosto de 2552, mais de 20 anos após sua morte, o cérebro de Alban foi usado como modelo para uma AI: Black-Box (BBX-8995-1). Black-Box reteria elementos da personalidade de seu doador, como seu ódio a Catherine Halsey e um comportamento deferente e apologético para com Staffan Sentzke, pai de um dos sequestrados.

Personalidade e Traços

O Dr. Alban e a vice-almirante Parangosky se consideravam amigos, uma simpatia que o último estendeu em direção a Black-Box. Alban era ateu ou agnóstico, e acreditava que, se Deus existisse, ele era um pai extremamente negligente que permitiu que a humanidade se comportasse da maneira que ela fez. Ele expressou em sua nota de suicídio que, se ele estivesse surpreso com a existência de Céu ou Inferno, ele colocaria uma boa palavra para Parangosky em qualquer portão que ele chegasse na frente.

Nota de Produção

De acordo com Halo: Mortal Dictata, o suicídio do Dr. Alban ocorreu em 2523. No entanto, sua referência ao Covenant data seu suicídio para 2525 ou depois. O Autor Karen Traviss confirmou que seu ano de morte deveria ser 2532.

Aparições

  • Halo: Mortal Dictata (Primeira aparição).
  • Hunt the Truth.
    Hunt the Signal.

Ficha Técnica

  • Data de Morte: Março de 2532.
  • Espécies: Humano.
  • Gênero: Masculino.
  • Afiliação: Office of Naval Intelligence.
  • Informação Notável: Neurocirurgião e psicólogo para o programa SPARTAN-II / Doador de cérebro para AI Black-Box.

Fonte

Halopedia

 



Comentários