Ash-G099

Rodrigo R. da Silva, 3 de outubro de 2017

Ash-G099 é um supersoldado Spartan-III da Gamma Company, e o ex-líder do Team Saber. Seu sinal de chamada na equipe foi Saber One. Após um período de serviço como parte do Blue Team entre a batalha de Onyx e Operação: JOVIAN WHISTLE, Ash foi designado para o Office of Naval Intelligence Ferret Team liderado por Veta Lopis, juntamente com os colegas Spartans da Gamma Company Olivia-G291 e Mark-G313, servindo como Especialista em vigilância da equipe.

Biografia

Treinamento Spartan

Ash ficou órfão quando jovem, quando o Covenant vitrificou seu mundo natal pelo glassing, e se juntou ao programa SPARTAN-III aos seis anos para vingar sua família. Uma vez em Onyx, ele e os outros candidatos do SPARTAN-III foram treinados pelo tenente comandante Kurt Ambrose e pelo Senior Chief Petty Officer Mendez. Ash foi designado para liderar o Team Saber.

Conflito Onyx

Ataque Inicial

Quando as forças humanas em Onyx foram atacadas por Sentinels, as equipes Gamma Company, Saber, Gladius e Katana ainda estavam competindo pelas principais honras, e Ash quase a perdeu por sua equipe entrando em uma armadilha criada por uma das outras equipes. Em um esforço para evitar armadilhas adicionais, ele levou sua equipe perigosamente perto da Zona 67 para evitar as outras equipes. Lá, a equipe espiou o que eles assumiram na época ser um novo tipo de drone do Covenant, pois estava equipado com energy shields.

Eles decidiram investigar, e os drones os atacaram. Ash enviou scouts para reconhecer e descobrir os pontos fracos dos drones. Ele e o resto da equipe lançaram pedras aos drones e, para sua surpresa, os escudos dos robôs não se ativaram. Curiosamente, um drone respondeu à COM de Ash, e falou com ele, primeiro usando um idioma desconhecido, depois mudando para o latim e finalmente para o inglês, chamando-o de “Reclaimer”. No entanto, depois que Ash não forneceu a contra-resposta apropriada, a máquina o classificou e os outros humanos em Onyx como alvos para serem neutralizados. Antes que a Sentinela pudesse matar Ash, no entanto, o resto da equipe Saber emboscou e destruiu a máquina, salvando-o.

Reagrupando com as Forças do UNSC

A equipe mudou-se para o arsenal de Camp Currahee para recuperar armas mais pesadas. O team Saber encontrou-se com Ambrose, Mendez, Tom-B292 e Lucy-B091, e os Spartans passaram a usar táticas de guerrilha contra as Sentinelas. A equipe mais tarde se encontrou com Kelly-087 e com a Dra. Catherine Halsey, uma vez que pousaram a bordo da Beatrice, escoltando os dois para um bunker bombardeado. No bunker, a Dra. Halsey revelou a origem dos Sentinels e o que fazer em seguida.

Assim como o Team Saber estava no meio da luta contra as Sentinelas, o destroyer do Covenant, Bloodied Spirit, saiu do slipspace sobre Onyx, levando os membros restantes do Blue Team: Frederic-104, Linda-058 e William-043. A nave caiu na floresta, na fonte de um sinal de E-Band que as forças da UNSC em Onyx enviaram. Com as Sentinelas aumentando em número, Ash e os outros sobreviventes decidiram se reagrupar e recuar para a Zona 67.

Até agora, a equipe descobriu que as Sentinelas só vieram depois deles em pares, e sempre houve uma terceira Sentinela que atuava como observadora, registrando as batalhas e relatando as outras. Essa tática tornou as Sentinelas mais inteligentes depois de cada batalha; A única maneira de virar a mesa seria os times derrubarem as três Sentinelas, uma estratégia que eles tentaram e conseguiram. Durante a emboscada, Ash ordenou ao team Saber que atacasse muito cedo e foi notificado por Kurt.

Retirada para a Zona 67

Depois que a equipe destruiu o trio de Sentinelas, eles se mudaram para uma cidade Forerunner na Zona 67. Uma vez lá, eles descobriram a sala do mapa e a localização do Team Katana, que havia deixado de entrar em contato ao entrar na Zona 67 mais cedo na batalha. Enquanto isso, uma frota do Covenant liderada pelo Fleet Master Voro Nar ‘Mantakree chegou a Onyx, enviando forças depois dos Spartans. Ao olhar na sala do mapa e ao examinar o texto Forerunner, a Dra. Halsey descobriu como utilizar a grade de translação do espaço de deslizamento dos Forerunners, semelhante ao que Cortana usou na Instalação 04.

Pouco antes de o time estar prestes a saltar para o Team Katana, a I.A Endless Summer entrou em contato com a Dra. Halsey e Kurt-051, dizendo-lhes que eles precisavam destruir a fábrica de Sentinels para salvar o grupo de batalha do almirante Patterson em órbita. Halsey conseguiu fazer funcionar a grade de teletransporte, e todos se teletransportaram para a fábrica de Sentinels, perto do pólo norte de Onyx. Ash apresentou um plano para usar a grade de teletransporte para sua vantagem, destruindo três estruturas-chave nas instalações e enganando Sentinelas para disparar sobre elas em uma linha com as estruturas. Tendo destruído as estruturas, eles se teletransportaram quando a instalação foi destruída.

Antecâmara do Core Principal

Ash e o resto da equipe chegaram à área de espera do Team Katana para encontrá-los em slipspace field pods. Aqui, a Dra. Halsey descobriu que havia um abrigo conhecido como “Shield World” no núcleo de Onyx. No entanto, o Covenant conhecia a localização do grupo e estava no caminho com uma armada inteira de tropas para tentar detê-los.

Uma vez na sala do núcleo de Onyx, Ash, juntamente com os outros Spartans, fez uma zona de matança de meio círculo em torno da entrada do Shield World e derrubou alvos a distância. Eles conseguiram defender a fenda slipspace, embora tenha ocorrido algumas perdas sérias. Will, Dante e Holly já haviam morrido nas mãos do Covenant. Como faltava pouco tempo e as forças do Covenant estavam se fechando para o assalto final, Kurt-051 ordenou a Ash que levasse sua equipe através da fenda, enquanto ele ficasse para trás para detonar duas ogivas nucleares FENRIS e impedir o acesso do Covenant ao Shield World.

Shield World

Do outro lado da fenda slipspace, Ash e os outros se encontraram dentro de uma enorme esfera Dyson contida dentro de uma bolha slipspace de espaço-tempo comprimido no núcleo de Onyx. Logo depois, a Dra. Halsey e os sobreviventes Spartan-IIs vieram e finalmente, Lucy, que veio com um Tom inconsciente sobre o ombro dela. A equipe esperou que Kurt-051 chegasse, mas ele nunca chegou. Uma vez que o time estava dentro da esfera de Dyson, eles fizeram lápides para William, Dante, Kurt e Holly. À medida que o grupo se mudava para encontrar uma maneira de escapar da esfera, Ash e o outro Spartan-III presentes foram aceitos no Blue Team por Kelly-087 e Fred-104.

Depois que Ash e os outros sobreviventes exploraram a esfera por vários dias – durante três meses no espaço-tempo normal – Lucy descobriu um grupo de Huragok que eventualmente ajudou os humanos a estabelecer contato com as naves da ONI fora da esfera e eventualmente transformar a esfera em espaço normal. Eles foram então levados a bordo da UNSC Port Stanley e transportados para terra com a ordem de debriefed na HIGHCOM Facility Bravo-6.

Nos meses seguintes, Ash e os outros sobreviventes Spartan-III da Batalha de Onyx continuaram a servir com o Blue Team e embarcaram em várias missões juntas.

Gao

Em maio de 2553, o Blue Team foi anexado ao 717th Xeno-Materials Exploitation Battalion da ONI, implantado na Colônia Exterior de Gao, para procurar uma Ancilla Forerunner, Intrepid Eye, que havia sido detectada no planeta pelo Comandante Murtag Nelson, integrante do mesmo batalhão. A presença da UNSC no planeta era largamente indesejada pelo Gao, tradicionalmente independente. Por mais de um mês, a 717 tentou capturar a Ancilla enquanto eram repelidos por seu complemento de Aggressor Sentinels. Além disso, ao conhecer as intenções da UNSC, Intrepid Eye começou a matar secretamente os cidadãos de Gao no Sistema de cavernas Montero, em um esforço para criar discórdia entre os Gaos e a UNSC. O Gao Ministry of Protection despachou a Inspetor Especial Veta Lopis e sua equipe de campo para encontrar o assassino e Nelson tinha membros do Blue Team ajudando-a em seus esforços para permitir que a UNSC voltasse a procurar a Ancilla sem interferência de Gao. Lopis estava inicialmente convencida de que o assassino era um dos Spartans, com suas suspeitas eventualmente se concentrando em Mark em particular.

Jornada no Escuro

Em 4 de julho de 2553, Ash, Olivia, Mark e Fred acompanharam Veta Lopis e seu parceiro Cirilo ao último local conhecido do Major Ira Halal e do Private Hayes, que acabaram sendo assassinados. Os investigadores de Gao decidiram seguir o rastro de um fluido não identificado – de fato pertencente ao Huragok ferido Roams Alone – mais profundo nas cavernas, com os Spartans logo atrás. Quando chegaram a uma grande caverna, após uma descida de quase doze horas, Intrepid Eye atacou os humanos com as últimas quatro Sentinelas restantes. Embora os Spartans tenham tido êxito em destruir as Sentinelas, Cirilo foi morto e Olivia ficou gravemente ferida. O ombro de Ash também foi deslocado, porém Lopis conseguiu colocá-lo novamente no lugar. Ordenando que os outros permanecessem, Fred saiu para investigar a área na esperança de encontrar a base Forerunner procurada pela 717. Enquanto esperava Fred, os Spartans e Lopis foram abordados por Roams Alone, um Lifeworker Huragok que começou a curar feridas de Olivia. Fred finalmente retornou e decidiu que o pessoal deveria levar o Huragok com eles, retornar à superfície e informar a Nelson. No entanto, Olivia perdeu seus “Smoothers” – drogas que controlavam a química do cérebro alterada dos Gamma’s – durante a luta, o que significa que os jovens Spartans inevitavelmente acabariam com seus cérebros com baixo desempenho. Mark se ofereceu para tomar apenas uma das cinco injeções de Smoother restantes, deixando duas doses para Ash e Olivia, com Mark subsequentemente apontando com o grupo começando a subir quase um dia e meio em direção à superfície.

Batalha por Wendosa

Depois que o grupo chegou à Galeria da Floresta Invertida, Fred conseguiu capturar Intrepid Eye’s Inspection Drone Shell com uma Scramble grenade. Com o Ancilla em sua posse, o grupo surgiu na aldeia de Wendosa e se moveu para reforçar a 717, que havia sido atacada pelos Keepers of the One Freedom. Informado de que Fred deveria retornar ao Montero Vitality Center com a Ancilla, o grupo lutou através de Wendosa e Fred embarcou num Falcon, mas a aeronave foi abatida e caiu na selva a vários quilômetros de distância.

Com a batalha em Wendosa voltando-se a favor da UNSC, Ash e os outros se reuniram com o resto do Blue Team, que logo decidiu se dirigir para o local do acidente do Falcon antes que os Keepers pudessem alcançá-lo. Antes de partir, os Gammas tomaram doses duplas de Smoothers para estabilizar sua condição mental. Depois de uma série de batalhas de atiradores ao longo de Briones Ridge, o grupo chegou ao local do acidente. Com a eventual ajuda da Alpha Company, eles afastaram os Keepers e recuperaram Fred, bem como o Ancilla. Os Spartans foram trazidos para o Montero Vitality Center para se recuperarem. Ash e Olivia cumprimentaram pessoalmente Lopis depois que ela recuperou a consciência, com Ash subjugando fisicamente uma sentinela que guardava a sala para obter acesso.

Fuga

Antes de o 717 poder evacuar, o recém-eleito presidente de Gao Arlo Casille enviou o Gao Republic’s Military para remover com força a UNSC do planeta. Ash e Olivia se juntaram a Fred no Módulo de suporte portátil Spartan para adquirir sua armadura. No entanto, Intrepid Eye tomou o controle do módulo e tentou sufocar Lopis dentro da câmara de ar, mas os Spartans conseguiram liberar a inspetora e neutralizar o drone de inspeção de Intrepid Eye. Determinado a evitar que a base de apoio caísse nas mãos do governo insurgente de Gao, Blue Team, Lopis e Roams Alone embarcaram para destruir a instalação com uma arma nuclear tática HAVOK, enquanto o resto da 717 foi evacuada. Perseguido por Wyverns, que carregavam Gao Battle-Jumpers, a equipe viajou em Warthogs para o Well of Echoes, abaixo do qual a base de suporte Forerunner estava localizada e embarcou na Owl Silent Claw, com a Contra-Almirante Serin Osman esperando a bordo. Quando a Owl escapou do planeta, Mark deixou cair a HAVOK no Well of Echoes, destruindo a base do Forerunner.

Com a Intrepid Eye capturada com sucesso, a UNSC deixou Gao. Com medo de que as mutações cerebrais ilegais da Gamma Company causassem um escândalo de relações públicas incapacitantes se fossem descobertos, Osman tinha Mark, Ash e Olivia oficialmente designados como mortos em ação e transferidos para uma Ferret Team confidencial da qual ela deu o comando a Lopis.

Carreira da ONI

Nos meses seguintes, Ash, Olivia, Mark e Veta Lopis foram submetidos a um regime de treinamento para se tornarem agentes de campo da ONI, com Ash atribuído como especialista em vigilância da Ferret Team. Enquanto os Gammas eram excepcionalmente rápidos em aprender as novas habilidades, seus antecedentes militares significavam que muitas vezes, instintivamente, voltariam a sofrer uma queda letal em situações de vida ou morte. Durante este tempo, eles visitaram várias colônias, raramente ficando em um lugar por muito tempo; Entre os mundos que visitaram estava Jastolo.

Neos Atlantis

Em 14 de outubro de 2553, a equipe Ferret participou de um exercício de treinamento contra Oscar Squad na UNSC Recreational Facility 6055-NA-A em Neos Atlantis. Disfarçados de tenentes juniores do ODST, Ash e Mark se colocaram como agentes da ONI novatos no clube dos oficiais da instalação como parte de um estratagema para enganar o Oscar Squad. No entanto, uma complicação inesperada ocorreu quando Olivia foi drogada por um homem não identificado. Lopis ordenou Ash a criar uma distração, enquanto Mark pegou o homem e Veta escoltou Olivia de volta ao hotel Halsey Suite, que a equipe usou como base de operações.

Enquanto tirava o sujeito do clube, Mark foi atacado por uma mulher empunhando uma faca e acidentalmente matou o homem que estava levando na tentativa de usá-lo como escudo. Neste ponto, Ash chegou, levando o atacante de Mark a fugir. Ash e Mark decidiram se livrar do corpo do homem em um airlock e voltaram para Halsey Suite depois. Antes que pudessem explicar o incidente a Lopis, a Almirante Osman chegou, acompanhada pelo Comandante Svenson, do Oscar Squad, que testemunhou Mark e Ash carregando o corpo e exigiram uma explicação. Depois de um breve discussão entre Lopis, Svenson e Osman, a almirante saiu da suíte, dando ao Ferret Team duas horas para resolver a crise.

Depois que Ash e Mark explicaram o que aconteceu, descobriu-se que o homem que tinha drogado Olivia era de fato o repórter investigativo Spencer Hume, que tinha ostensivamente acesso a informações classificadas, como as identidades dos Gammas. Hume tinha recebido a informação do assaltante de Mark – um ex-agente da ONI chamado Ota Gallo, agora trabalhava para a empresa de segurança privada Dark Moon Enterprises. Tentando recuperar os pertences de Hume, agora na posse do Ferret Team, Gallo e dois de seus capangas invadiram a Halsey Suite logo depois. Depois de um tiroteio breve, os Ferrets conseguiram derrotar os atacantes, com Gallo sendo explodido por sua própria granada.

Imediatamente após o ataque, a Almirante Osman voltou para a suíte com uma escolta armada. A almirante reivindicou os efeitos pessoais de Hume, então perguntou a Lopis o que realmente aconteceu com Hume. Lopis mentiu que Gallo matou Hume depois que o repórter estava planejando nomeá-la como sua fonte. Embora visivelmente incrédula, Osman ficou aparentemente satisfeita com a explicação.

Personalidade e Traços

O tenente comandante Ambrose considerou que Ash era um dos líderes mais ferozes, mais inteligentes e melhores da Gamma Company. Um indivíduo entusiástico e afável, Ash conseguiu entender e aperfeiçoar as especialidades de seus membros da equipe para trabalharem juntos como uma unidade perfeita; Seu extraordinário trabalho em equipe colocou o Team Saber entre os três melhores times da Gamma Company. Sua inteligência tática mostrou-se evidente ao prover um plano efetivo para destruir as instalações de fabricação de Sentinels de Onyx antes dos outros Spartans, embora ele mesmo tivesse dúvidas importantes sobre o fato de o plano funcionar. Na época da Batalha de Onyx, Ash ainda estava com dúvidas para agir durante o combate devido à sua inexperiência. Ele também foi conhecido pelo lapso em sua adesão ao protocolo militar, como cortar o cabelo sobre o comprimento da regulamentação ou retirar momentaneamente seu capacete em território potencialmente hostil, embora ele rapidamente colocasse o capacete de volta quando Kurt percebia seu erro. Depois de vários meses de serviço ativo, ele e os outros dois Gamma Spartans vieram agir sem falhas como parte da Blue Team.

Ash tem uma atitude muito espartana em relação ao seu dever como soldado; Ele ficou extremamente calmo diante de uma morte quase certa e afirmou a equipe que eles conseguiriam cumprir sua missão. Ele respeitava muito Kurt e seus outros mentores; CPO Mendez, Lucy-B091 e Tom-B292. Antes de seus aumentos, Ash disse a Kurt que, no caso de ele não conseguir, ele não teria feito nada diferente. Ash cuida profundamente de sua equipe, considerando seus companheiros de equipe seus irmãos e irmãs. Ele também foi rápido para aceitar os Spartan-IIs como companheiros de equipe de sua equipe e se adaptar à nova dinâmica da equipe. Ash pode ser bastante protetor a seus companheiros de equipe, por exemplo tentando abrigar Mark de consequências negativas, chamando a atenção para seu próprio erro durante o incidente no Neos Atlantis. Fora do Team Saber, Ash parece ter sido particularmente apegado a Holly-G003; Ao escapar da destruição da fábrica de sentinelas de Onyx, Ash ajudou Holly depois que ela caiu e continuou a segurar sua mão quando os Spartans estavam prestes a ser esmagados por máquinas, embora a Dra. Halsey pudesse teletransportá-los no último momento. Ao ser translocada para a segurança, Holly rapidamente soltou sua mão dele, aparentemente envergonhada. Ash estava profundamente perturbado com a morte abrupta de Holly, e então ele caiu de joelhos onde ela tinha sido vaporizada.

Descrição Física

Ash tem grandes olhos castanhos e em 2553, Veta Lopis observou que ele tinha características suaves e pele suave (embora com cicatrizes) que eram indicativas de sua idade jovem. Semelhante aos outros Spartans, seu físico atlético parecia ser aquele de um homem na adolescência ou no início dos vinte anos e, embora não tão grande como Fred-104, blindado pela Mjolnir, ele ainda era mais alto do que a média. Ash tem cabelo castanho ondulado, que ele sabe usar um pouco acima do comprimento da regulação. No dia dos aumentos da Gamma Company, Kurt tomou nota deste fato, mas deliberadamente ignorou isso por causa da ocasião.

Curiosidades

Ash já foi abordado como um “private” em Halo: Ghosts of Onyx. Isso implicaria que seu ramo de serviços fosse o UNSC Army ou Marine Corps. No entanto, uma vez que os Spartan-IIIs foram declarados membros da UNSC Navy, o seu posto declarado é considerado um erro. Mesmo que o Team Saber fosse atribuído a um ramo diferente, o posto private alocado seria fora do lugar, dado o papel de Ash como o líder do Team Saber.

Aparições

  • Halo: Ghosts of Onyx (primeira aparição).
  • Halo: Glasslands.
  • Halo: Last Light.
  • Halo Mythos.
  • Halo: Fractures
    A Necessary Truth.
  • Halo: Retribution.

Notas

Embora o Spartan retratado não tenha sido oficialmente confirmado como Ash, isso pode ser inferido dos outros caracteres mostrados. O atirador foi identificado como Mark, enquanto a presença de Fred implica que a ilustração ocorre antes que o grupo de Lopis se reunisse com o resto do Blue Team e assim com Lucy-B091 e Tom-B292, que também usava armadura SPI. Isso deixa apenas Ash e Olivia, o último dos quais faltava o capacete SPI e a metade inferior de sua armadura nesse ponto, enquanto a armadura Spartan ilustrada mostrava-se totalmente intacta.

Ficha Técnica

  • Data de Nascimento: c. 2539.
  • Espécie: Humano.
  • Gênero: Masculino.
  • Cor do cabelo: Castanho.
  • Cor dos olhos: Castanhos.
  • Afiliação: UNSC Navy / Naval Special Weapons (anteriormente) / SPARTAN-III programa Gamma Company / Office of Naval Intelligence (operacionalmente sob Ferrets) (2553-).
  • Número do Serviço: S-G099.

Fonte

Halopedia

 



Comentários