Jai-006

Rodrigo R. da Silva, 18 de agosto de 2017

Petty Officer, Second Class, Jai-006 é um supersoldado SPARTAN-II e um membro do Grey Team.

Biografia

Vida passada

Quando criança, Jai era um órfão morando em Bhuj, até que foi recrutado para o programa SPARTAN-II em 2517. Quando lhe disseram que ele havia sido recrutado, ele tentou deixar o complexo, mas um dos treinadores conseguiu segura-lo. Durante os próximos cinco meses, ele repetidamente tentou escapar com outro SPARTAN-II, Adriana-111. Todas as vezes eles falhavam e eram capturados, mas isso só fortaleceu a determinação de Jai de continuar tentando novas estratégias de fuga. Os treinadores, após lesionarem os tornozelos, ficarem cegos, fraturar os dedos das mãos e dos pés, optaram por atirar com dardos das troop bays de pelicans, e depois capturá-los sem problemas com dispositivos de atordoamento no chão.

Formação do Gray Team

Jai foi finalmente enviado para se encontrar com a Dra. Catherine Halsey. Ao dizer que queria ir para casa, ela lhe deu a opção de deixar o programa SPARTAN-II, com a condição de sofrer uma paralisia neural seletiva. Ela informou que, se ele escolhesse tentar outra fuga, seria baleado com um dardo de paralisia neural e despertaria em uma cidade sem lembranças dos últimos cinco meses. No entanto, ele também foi informado de que a droga reagiu mal às crianças, às vezes apagando completamente suas memórias. Continuando seu discurso, ela tocou mais fundo em sua cabeça, perguntando-lhe como ele se sentiria se esquecesse de Adriana, a quem ele parecia gostar muito, e dizendo-lhe que o orfanato que ele costumava viver não tinha notado o seu sumiço. Apesar de tudo, o possibilidade de perder sua memória era suficiente para desencorajar mais fugas.

Na noite seguinte à discussão com a Dr. Halsey, Jai fez uma última tentativa de fuga, mas depois de recuperar Adriana, ele decidiu que seria melhor retornar à base. No dia seguinte, Chief Petty Officer Franklin Mendez apresentou Jai e Adriana a Mike-120, que admitiu roubar um Pelican sozinho, explodindo-o na chegada da UNSC ao local após ele. Estes três tornaram-se então o Grey Team, um esquadrão SPARTAN-II especializado que preferia estar longe da cadeia de comando, mas gostavam muito de lutar contra os rebeldes e o covenant por trás de suas próprias linhas. Depois de sobreviver ao processo de aumento, Jai tornou-se o líder do Grey Team.

Batalha de Rubble

Durante a Guerra Humano-Covenant, Jai e o resto do Gray Team operaram atrás das linhas inimigas, causando estragos tanto no covenant quanto nos rebeldes remanescentes. Eles voaram através do espaço do covenant e de Insurrectionistas, procurando alvos em potencial, em sua nave e base, o freighter Petya.
Em 2535, Jai e os outros membros do Grey Team foram enviados atrás das linhas inimigas para destruir os dados de navegação detidos pelos sobreviventes de Madrigal, um planeta no sistema 23 Librae, que havia sofrido o glassing dos covenant pouco depois de Harvest. Os sobreviventes viviam em Rubble, uma estação espacial em asteróides construída pelos insurgentes orbitando Hesiod. Uma pequena frota de Kig-Yar, liderada por Reth, criou uma aliança com os insurgentes para negociar armas e drives slipspace. No entanto, esses Kig-Yar foram ordenados pelo Prophet of Truth para roubar dados dos humanos que levariam o covenant para outras colônias humanas e, futuramente, a Terra.

Mais tarde, Adriana voltou a Petya com Ignatio Delgado, um residente de Rubble que estava tentando encontrar informações sobre a Kestrel. Jai reprovou o aparente favoritismo de Adriana para com Delgado, que ele acreditava ser um Insurrecionista, e não confiava. Enquanto a bordo da Petya, os spartans foram contatados pela inteligência artificial de Rubble, Juliana. Apesar de suas tentativas de impedir que ela se comunicasse, os spartans finalmente concordaram em ouvir Juliana. Em troca de defender Rubble do covenant, Juliana concordou em dar aos spartans os dados que eles procuravam.

Pouco antes da Batalha de Rubble, Jai foi designado para resgatar Delgado depois de ter sido ferido por Peter Bonifacio. Ele acabou encontrando Delgado, a beira da morte, e Diego Esquival, que havia sido morto. Delgado disse ao Grey Team que Bonifacio estava roubando os dados de navegação para que ele pudesse vender para Reth.

O Grey Team então formulou um plano para parar Bonifácio e o covenant. Jai teve a idéia de libertar a tripulação capturada da UNSC Midsummer Night para ter uma força de combate substancial, enquanto Adriana e Mike perseguem Bonifacio. Ele liberou pessoalmente a equipe, incluindo o tenente Jacob Keyes, e informou-os sobre a situação. Ao lado de ODSTs liderados por Faison, Jai invadiu a nave Kig-Yar Infinite Spoils. Quando Thel ‘Vadamee, Zhar e alguns Unggoy embarcaram na Infinite Spoils em uma tentativa de retomar a nave, Jai, que foi informado por Delgado que Faison estava mentindo sobre estar ferido na nave, tentou encontrar o ODST. Ele encontrou Thel e Zhar, conseguindo enfrentar Thel em combate. Ele percebeu que eles já haviam matado Faison, e então retornou a Keyes.

Depois de retornar à relativa segurança do Habitat Tiago, Jai teve uma idéia: Keyes tinha todas as suas forças para se adequar e se preparar para a exposição ao vácuo, enquanto apenas alguns covenants estavam preparados. Com a ajuda da I.A Juliana, eles poderiam tirar a atmosfera do habitat, matando a maioria das forças Kig-Yar. Depois de hesitações, Delgado entregou a Jai-006 o chip I.A que continha Juliana para despressurizar o habitat e matar os Kig-Yar que não estavam com um traje selado. A resultante perda de atmosfera matou a maioria da linha de frente Kig-Yar, permitindo que os ODSTs matassem os atiradores e voltassem para a Petya para começar os preparativos para o assalto naval Kig-Yar.

Batalha da Metisette

As forças restantes da UNSC logo descobriram as centenas de milhares de Unggoy que moravam nas proximidades de Metisette, preparando-se para se mobilizar. Jai foi a favor de abandonar Rubble, já que nenhum dos residentes em perigo eram leais a UNSC, embora Keyes pudesse convencê-los a lutar contra o covenant. Ele liderou um grupo de ODSTs em Metisette, incluindo Mutuku, Jones e Adams. Eles foram encarregados de colocar um míssil nuclear classe Shiva no Redoubt, o que conseguiram facilmente. Pouco depois as armas antiaéreas do covenant foram silenciadas, eles foram evacuados de Metisette, e a bomba disparou, danificando o Redubt.

Eventualmente, os spartans foram pegos por Delgado em um pelican e eles voltaram para os restos de Rubble. Todos os demais funcionários da UNSC e insurgentes foram levados para asteróide Exodus ou para a bordo da Midsummer Night. O asteróide, movido por drives de slipspace, e a fragata escaparam em salto slipspace para escapar de uma grande frota covenant que entrara no sistema.

O asteróide Exodus e a Midsummer Night chegaram com segurança ao sistema 18 Scorpii. Os habitantes do asteróide foram evacuados de forma segura antes que o asteróide se fizesse em pedaços enquanto em órbita em torno da colônia humana de Falaknuma. Depois, Jai e Grey Team se encontram com o Almirante Preston Cole e o Comandante Hadley, que lhes concedeu o uso de um UNSC Prowler, já que Petya fora abandonado no sistema 23 Librae. Hadley deu as novas ordens dos Spartans para se aventurar ainda mais nas linhas inimigas, muito para a satisfação dos spartans.

Carreira posterior

Em 2551, Jai e o resto do Gray Team foram considerados inacessíveis para serem chamados para o Reach. Eles não estavam presentes quando o covenant invadiu o planeta, tendo estado fora de contato por cerca de um ano. Isso não foi motivo de preocupação, uma vez que muitas das missões do Gray Team foram executadas de forma semelhante.
Em algum momento antes do final da guerra, Jai e o resto do Grey Team foram capturados pelo Sangheili Fleetmaster Rojka ‘Kasaan e colocados em stasis. Quando o Unified Earth Government enviou uma unidade, Melody Azikiwe, para mediar uma crise no planeta Carrow em 2558, o Office of Naval Intelligence deu-lhe uma tarefa secreta para encontrar uma maneira de libertar os spartans do Grey Team.

Personalidade e traços

Como o resto do Grey Team, Jai desfruta de missões perigosas, difíceis e arriscadas por trás das linhas inimigas. Sua posição de liderança é um tanto tênue. Ambos, Adriana e Mike, não reconheceram verdadeiramente o seu comando do esquadrão, um tanto desanimador para Jai. Quando criança durante o treinamento spartan, Jai tornou-se amigo de Adriana-111 e os dois freqüentemente escapavam dos campos de treinamento em Reach apenas pela emoção, ao invés de realmente tentar abandonar o projeto.

Jai tinha pouca preocupação de insurgentes. Ele originalmente não estava disposto a proteger a vida dos moradores de Rubble, pois ele os considerava todos rebeldes e simpatizantes do covenant. Ele refutou o aparente favoritismo de Adriana à Ignatio Delgado, chamando-o de “insurgente de estimação” de Adriana.

Jai é de ascendência indiana.

Curiosidades

  • O MJOLNIR Mark IV de Jai se parece muito com a armadura Mjolnir GEN2 da classe RECRUIT.

Aparições

  • Halo: Ghosts of Onyx (menção indireta).
  • Halo: The Cole Protocol (Primeira aparição).
  • Halo 2: Anniversary
    Terminals
  • Halo: Envoy.

Notas

  • Todos os Spartan-IIs recebem o posto de Petty Officer, Second Class após a formatura.
  • Este pode ser o resultado de Jai ser substituído por um flash clone, como foi o procedimento padrão para o projeto SPARTAN-II; Alternativamente, é possível que, dado o anonimato de Jai no orfanato, nenhum flash clone fosse necessário para substituí-lo e o orfanato simplesmente não notou seu desaparecimento.

Ficha técnica

  • Local de nascimento: Bhuj.
  • Data de nascimento: C. 2511.
  • Espécie: Humano.
  • Gênero: Masculino.
  • Altura: 7 feet (com armadura).
  • Cor dos olhos: castanho escuro.
  • Afiliação: UNSC Navy Naval Special Warfare Command (anteriormente) / Programa SPARTAN-II / Office of Naval Intelligence.
  • Posto: Petty Officer, Second Class.
  • Número do serviço: S-006.

Fonte

Halopedia

 



Comentários