Mken ‘Scre’ah’ben

Hayabusa, 4 de junho de 2017

High Lord Mken ‘Scre’ah’ben, o Prophet of Inner Conviction, era um político San’Shyuum de casta alta que viveu durante a Guerra San’Shyuum-Sangheili e nos primeiros anos do Covenant.

Biografia

Início de Carreira

Mken nasceu no Forerunner Dreadnought ocupado pelos Reformists. Na madrugadaMken ‘Scre’ah’ ben sonhava com uma carreira como um historiador de relíquias e gastou uma quantidade significativa de tempo estudando projetos Forerunner e imagens holográficas do planeta dos San’Shyuum, Janjur Qom. Ele alcançou o título de Prophet of Inner Conviction porque ele era conhecido por realizar sermões enfatizando a pureza intrínseca. Em algum ponto, o High Prophet of Excellent Redolence e R’Noh Custo planejava sequestrar fêmeas de Janjur Qom para ajudar a evitar a endogamia no Dreadnought. No entanto, Mken informou a outros dois Hierarchs e Excellent Redolence foi negado. Excellent Redolence e R’Noh Custo fingiam livrarse do assunto, mas ambos conspiraram contra Mken. Mken foi injustamente colocado no Roll of Celibates, mas ele conseguiu sair dele falando com o San’Shyuum que chefiava o Roll. 

Durante a Guerra San’Shyuum-Sangheili, High Lord Mken ‘Scre’ah’ben esteve presente no Planet of Blue and Red, supervisionando uma batalha contra Sangheili ocorrida em 860 A.C. Mken e seu conselheiro militar, um Steward, desceram pessoalmente na superfície do planeta em uma Drop Pod; o High Lord insistiu que aterrissassem na linha roxa do planeta, uma faixa estreita onde a luz das estrelas de Blue and Red que iluminavam o planeta se misturavam. Mken consultou um dos Eye — drones de batalha inteligentes San’Shyuum — para observar os movimentos Sangheili na área. Enquanto ele estava organizando um contra-ataque contra as forças Sangheili usando Sentinels apropriadas pelos San’Shyuum, assassinos Sangheili atingiram dois San’Shyuum de um túnel subterrâneo. O Steward foi morto enquanto Mken foi capaz de fugir em sua cápsula e em órbita ele ordenou o Dreadnought Forerunner para disparar contra as forças Sangheili no chão, sufocá-los por um momento. Mken viu potencial em Ussa ‘Xellus, o comandante inovador das tropas Sangheili na região e esperava que ele seria capaz de convencer ‘Xellus para atuar como um elo de ligação para a paz entre o San’Shyuum e Sangheili.

O Covenant

Após a assinatura da Writ of Union, o Prophet of Inner Conviction — agora Minister of Relic Safety — reuniu-se com Qurlom, o Minister of Relative Reconciliation e GuJo’n, o Minister of Kindly Subjection, sobre um movimento dissidente entre a liderança Sangheili por Ussa ‘Xellus em 851 A.C. Os três Ministers receberam então um Sangheili Treaty Commission (Tratado de Comissão Sangheili) dentro do Dreadnought Forerunner, agora já repousando em High Charity, que ainda estava sob construção. Os comissários Sangheili garantiram aos San’Shyuum que Ussa e seus seguidores iriam ser exterminados, mas Inner Conviction observou que ela poderia simplesmente fazê-los mártires. Em 850 A.C, o grupo foi convocado para discutir sobre a morte do espião Covenant que escondia-se entre o grupo de Ussa. Um dos dois Comissários, O Comandante Viyo ‘Griot, confirmou que Ussa e seus aliados tinham abandonado seu posto avançado em Sanghelios e fugido para um mundo desconhecido. Após a reunião, ele retornou para sua residência em Compartments of Comfort com Qurlom. Qurlom informou-lhe que os Hierarchs do Covenant estabeleceram um novo Ministério — o Ministry of Antecipatory Security— e seu Ministro foi R’Noh Custo. Inner Conviction acreditou que o novo Ministério foi criado pelo High Prophet of Excellent Redolence como uma maneira de remover quaisquer ameaças pessoais ou políticas de High Charity. Mken descobriu que sua esposa, Cresanda, estava em um ciclo fértil, apesar das preocupações da posição anterior de Mken no Roll of Celibates, Mken conseguiu engravidar Cresanda.

Dias depois, ele foi contatado por R’Noh Custo, o novo Minister of Anticipatory Security. Custo disse ao Prophet of Inner Conviction que estava ciente da gravidez de Cresanda e ameaçou que seu novo papel ministerial lhe dava o poder de colocar Mken de volta no Roll of Celibates. No entanto, Custo ofereceu a ‘Scre’ah’ben uma oportunidade para impedi-lo de fazer tal ato. O Minister of Anticipatory Security e o Prophet of Excellent Redolence queriam Mken para liderar uma equipe para Janjur Qom para obter um Forerunner Luminary e um grupo de Stoic fêmeas voluntárias San’Shyuum para retornar ao High Charity para fins de reprodução. Custo lhe disse que na Grotto of the Great Transition no planeta, A Purifying Vision of the Holy Path seria encontrada com a Luminary. Custo alegou que ele escolheu Mken para a missão por causa de seu conhecimento de Janjur Qom e sua experiência militar passada. No entanto, Mken não estava disposto a ir para a missão e programou uma reunião com o resto dos Hierarchs, esperando que os outros dois persuadissem o High Prophet of Excellent Redolence contra a missão. Entretanto, somente o Prophet of Inner Conviction, Excellent Redolence e o Minister of Anticipatory Security estavam presentes. Irritado, Mken pediu para falar com os três Hierarchs para explicar por que outro San’Shyuum seria mais adequado para a missão. Contudo, Excellente Redolence insistiu para Mken para liderar a missão e ameaçou-o com a execução, se ele continuasse a resistir. Percebendo que ele estava violando vários protocolos, o Excellent Redolence ordenou ao Profeta da Inner Conviction que liderasse a missão ou enfrentasse um julgamento “imparcial” que provavelmente o colocaria de volta no Roll of Celibates. Mken relutantemente aceitou liderar a missão. 

Missão à Janjur Qom

O Prophet of Inner Conviction foi a bordo de Vengeful Vitality, uma Stealth Corvette (Corveta Furtiva), para começar a missão. Outros membros da missão de Mken incluíam o Capitão San’Shyuum Vervum L’kosur e Mleer, o Sangheili Trok ‘Tanghil, o Ranger Vil ‘ Kthamee, Ziln ‘Klel e Loquen ‘Nvong e o Huragok Floats Near Ceiling. Ao chegar em Janjur Qom, Mken tinha as transmissões do monitor Vervum do planeta, para estudar sua tecnologia e linguagem. Pouco depois, Mken levou vários membros da tripulação da corvette em um dropship à superfície de Janjur Qom na região Reskolah. O dropship pousou fora da Grotto of the Great Transition e Trok ‘Tanghil foi deixado para guardar o dropship, enquanto Mken levou os outros em direção a gruta. Após atravessar uma densa floresta do planeta, o grupo se deparou com a gruta e um final aparentemente morto. Floats Near Ceiling aproximou-se da parede e inseriu um dos seus cílios mais finos que eventualmente abriu uma porta escondida. Dentro da sala escondida, o Huragok ativou um aparelho e um holograma jogado que mostrou a Halo Array.

No entanto, um grupo de guerreiros Stoics descobriram a posição do grupo e esperaram-os fora da gruta. Mken tinha Floats Near Ceiling ativando outro dispositivo que apresentava o Luminary. O Prophet of Inner Conviction tomou os dois dispositivos. No entanto, Vervum traiu Mken e revelou-se como um agente do Ministry of Antecipatory Security. Vervum e Loquen mantiveram Mken, Vil e Floats Near Ceiling sob a mira de uma arma e desativaram o armamento na cadeira de Mken. Vervum ordenou a Mken que lhe desse os dispositivos Forerunner, mas Inner Conviction se recusou a cumpri-lo. Quando Loquen disparou numa tentativa de matar Vil, ele desviou do tiro e feriu Loquen. Vervum tentou matar o Sangheili com o armamento de sua cadeira, mas Floats Near Ceiling fechou a porta  com os traidores do lado de fora. Com a passagem fechada, Vil disparou na entrada da gruta para atrair a atenção dos Stoics. Os Stoics atacaram Loquen e Vervum, e este último foi morto enquanto Loquen foi capturado. Quando os Stoics partiram da gruta, o Huragok reabriu a porta e o trio partiu. Embora Inner Conviction desejasse retornar à High Charity, sabia que se não retornasse com as mulheres San’Shyuum, ele poderia ser julgado pelos Hierarchs. Os três retornaram à nave e ‘Tanghil a pilotou até a aldeia de Crellum para recuperar as fêmeas. 

O grupo aterrissou em uma praia perto de Crellum. Quando eles entraram na aldeia, encontraram Lilumna, a “líder” das mulheres San’Shyuum que desejava ir para a High Charity. Depois que Mken disse a Lilumna que ela não seria uma escrava em High Charity, ela sinalizou para o resto das fêmeas. As outras fêmeas chegaram em cima de um Ilpdor domesticado chamado Erb. Como o grupo passou por uma selva para voltar ao dropship, eles foram atacados por forças Stoics e suas montarias Folasteed . Mken ordenou que as fêmeas se escondessem atrás de Erb quando as forças do Covenant atacaram os Stoics. Os Folasteed rasgaram o Loquen capturado na frente deles. Como o tiroteio continuou, Ziln ‘Klel foi morto e Trok ficou ferido. De repente, Erb atacou os Stoics e os matou. Eventualmente, os sobreviventes e as fêmeas voltaram para o dropship e se dirigiram para a órbita de Vengeful Vitality. Uma vez que eles estavam a bordo da corvette, Trok preparou a nave para deixar o sistema enquanto Mken foi verificar as fêmeas. Quando a corvette saiu da órbita do planeta, foi atingida por um míssil disparado pelos Stoics. Mken percebeu que as seções danificadas da nave estavam localizadas perto de onde o Luminary estava sendo armazenado e as fêmeas. Ele tinha Mleer e Vil escoltando as fêmeas para a segurança enquanto ele tentou recuperar o Luminary. Ele colocou uma roupa de pressão enquanto se encaminhava para o dropship. No entanto, uma das fêmeas, Burenn, estava presa no mesmo compartimento de Mken que a porta tinha fechado aleatoriamente antes que ela pudesse chegar a segurança. Relutante, Mken salvou Burenn e trouxe-a para a segurança, mas o Luminary foi sugado para fora da nave e queimado acima na atmosfera do planeta. A nave danificada retornou então à High Charity.

O Rendimento

Ao retornar à High Charity, ele foi julgado perante os Hierarchs por sua perda da Luminary. Devido aos depoimentos dos membros da tripulação Sangheili e à intervenção de Qurlom, Mken foi absolvido de seus pecados e o Ministry of Anticipatory Security foi dissolvido. Qurlom em seguida, revelou que um Ussan era um traidor, Salus ‘Crolon, tinha sido capturado e as coordenadas para o refúgio Shield World  onde Ussan tinha ido foi descoberto. O Prophet of Excelent Redolence decidiu que Mken lideraria a missão para o planeta, já que ele era responsável pela fuga do Ussa para trás no Planet Blue and Red – embora, era provável que Excelent Redolence esperasse Mken morrer durante esta missão. Depois que uma frota do Covenant foi montada, com o Carrier Pledge of Holiness – ocupados pela tripulação sobrevivente da Vengeful Vitality – servindo como o Flagship de Mken, a frota partiu para o Ussan System para eliminar os rebeldes. Depois de interrogar ‘Crolon, Mken decidiu tentar negociações com o Ussa para evitar danificar as relíquias Forerunners do mundo em uma invasão.

Mken contactou Ussa através de uma transmissão holográfica, enquanto estava sozinho em seus aposentos pessoais. Mken lhe deu uma oferta: se Ussa e Sooln se entregassem, o resto dos Ussans estariam livres para viver em Sanghelios. Sabendo que seu povo provavelmente ainda seria morto, Ussa, em vez disso, ofereceu entregar relíquias ao Covenant a cada ciclo solar se a frota se retirasse. Mken disse a Ussa que o Covenant não concordaria, e insistiu que ele se rendesse por causa de seu povo. Novamente, Ussa recusou e a transmissão terminou. Como o militar Covenant invadiu o Shield World, Mken recebeu uma transmissão final de Ussa. O Sangheili advertiu Mken que estava a ponto de destruir o planeta, e sugeriu para que puxasse suas tropas para fora do mundo ou morreriam. Mken, confiando em Ussa, cumpriu e todas as forças do Covenant retornaram à frota em órbita ao redor do mundo. Momentos mais tarde, o Shield World parecia explodir quando Ussa iniciou seu “processo de desmontagem”; Sem o conhecimento do Covenant, os Ussans sobreviveram a bordo de grandes movimentadores de carga, enquanto o Shield World se fragmentava em seções habitáveis ​​escondidas pelos detritos da explosão. Embora Mken acreditasse ter visto os cargueiros dentro dos escombros do mundo, escolheu ignorar pois ele sabia que Ussa não apresentaria nenhuma ameaça ao Covenant. Mken ordenou então que a frota Covenant retornasse à High Charity.

Legado

Após os eventos acima, o sistema do Refúgio foi nomeado o “System Ussan” pelo Covenant e marcado com uma fronteira escarlate – o que significa proibido por todos. A rebelião Ussa foi registrada nas Notes on the History of the Covenant, escritas por Zo Resken – descendente de Mken ‘Scre’ah’ben. Resken soube de Ussa e sua história pelos escritos de Mken, que escreveu sobre a possível sobrevivência de Ussa e o Shield World Forerunner que pode estar dentro do sistema. Depois, durante o Great Schism, Zo Resken e um grupo de sobreviventes da queda de High Charity restabeleceram contato com os Ussans e o descendente de Ussa, Bal’Tol ‘Xellus.

Personalidade e Traços

Apesar da natureza burocrática de seu trabalho, Mken ‘Scre’ah’ben era uma figura aventureira, preferindo supervisionar as batalhas terrestres de perto, e não sob a segurança de uma nave em órbita. Ao contrário da maioria dos San’Shyuum, Mken não exigiu o uso de uma cadeira anti-gravidade em todos os momentos e gostava de exercitar seus músculos andando. O Prophet of Inner Conviction era muito paciente e era muito capaz de suprimir sua raiva ou opiniões pessoais em frente a um San’Shyuum de alto escalão. Mken de vez em quando se entregava ao humor auto-depreciativo entre os subordinados para melhorar o humor. Como o Prophet of Inner Conviction, ele muitas vezes teve que se limitar a como ele expressava suas emoções. Ele se importou profundamente com sua esposa, Cresanda, e desfrutou de sua intimidade com ela. Ele também, relutantemente, escolheu salvar Burenn, sabendo que o Luminary Forerunner provavelmente seria destruído se ele fizesse isso. Ao contrário da maioria San’Shyuum de seu tempo, Mken também manteve um respeito de má vontade para com o Sangheili, particularmente Ussa ‘Xellus, devido à inteligência tática do último. Ao contrário da maioria dos membros do Covenant, Mken não considerou Ussa um covarde quando ele fugiu de Sanghelios, mas acreditava que o insurgente Sangheili estava estabelecendo um esquema maior.

Mken ‘Scre’ah’ben estava interessado em aprender sobre a história e a topografia de Janjur Qom, o mundo natal do San’Shyuum. Ele até tinha um cobertor de garfren em sua casa no Compartments of Comfort. Ele também gostava da sensação que ocorre quando uma nave entra no slipspace. Como muitos Prophets, seu título espiritual de Prophet of Inner Conviction era irônico, porque tinha começado a questionar a validez da “Great Journey” a um grau crescente enquanto investigava relíquias Forerunners, faltando assim a convicção interna (Inner Conviction) verdadeira. Isso era algo que ele próprio notou, embora em vários pontos de sua vida, como quando ele encontrou o Luminary, ele estava realmente convencido da santidade dos Forerunners. Embora ele estivesse ciente de que o Halo Array existia, ele acreditava que as instalações soaram como armas e não como o caminho para iniciar a Great Journey.

Lista das Aparições

  • Halo: Broken Circle (Primeira Aparição)

Ficha Técnica

  • Local de Nascimento: High Charity
  • Espécie: San ‘Shyuum
  • Gênero: Masculino
  • Afiliação: Reformists / Covenant
  • Rank: High Lord of Sacred Relics (anteriormente) / Minister of Relic Safety / Prophet of Inner Conviction

Fonte

Halopedia



Comentários