Andrew Del Rio

Hayabusa, 16 de março de 2017


Andrew Del Rio
(número de serviço 90302-75627-AD) é um senador popular do Unified Earth Government (Governo Unificado da Terra). Anteriormente um oficial sênior na Marinha da UNSC, Del Rio serviu durante toda a Guerra Human-Covenant e nos anos que se seguiram ao conflito. Del Rio serviu como Commanding Officer (oficial comandante) do UNSC Infinity de 2552 até julho de 2557. Depois que o UNSC Fleet Command (Comando da frota UNSC) aliviou Del Rio de seu comando, ele começou uma carreira política e foi eleito no Senate (Senado).

Biografia

 Atribuição à Infinity

Durante a construção da UNSC Infinity, Andrew Del Rio serviu como gerente de projeto. A Almirante Margaret Parangosky, Commander-in-Chief do Office of Naval Intelligence (ONI), observou que Del Rio é mais um gerente do que um líder. Ela o considera incapaz de inspirar aqueles sob seu comando. Ela concedeu-lhe a ser o capitão da UNSC Infinity somente porque o Comandante Thomas Lasky foi atribuído como seu Executive Officer (Oficial Executivo). Poucos anos antes do fim das grandes hostilidades na Great War, Del Rio liderava o pessoal militar designado para manter, reparar e proteger Infinity; tinha recebido esta atribuição por seu status como um oficial de linha naval experiente e porque poderia deixar a grade com poucos problemas. Mais tarde, receberia a honra de ser o primeiro oficial comandante da maior e mais avançada nave de guerra da UNSC até o momento. Del Rio, os marinheiros e Marines sob seu comando levariam Infinity para os seus primeiros testes espaciais em meados de 2553. Em um ponto, Del Rio evitou a promoção para almirante para reter seu comando da Infinity. 

Incursão Rebelde na Infinity

No início de 2553, um grupo conduzido pelo desertor Ilsa Zane, que furtivamente estava a bordo da Infinity disfarçado como a tripulação de construção, capturou Del Rio como refém. Eles foram imediatamente para a ponte onde Zane levou Aine, que estava fora de serviço e encarregada de assumir o controle da nave. Dos confins da sala do capitão, Del Rio, junto com o tenente Ryder e o resto da tripulação da ponte, tentaram deter o bloqueio da nave. Com a ajuda de Jun-A266 e outros Spartan-IV’s, o Comandante Lasky conseguiu introduzir sua metade dos códigos de substituição, o que deu a Del Rio e aos outros oficiais acesso à ponte. Depois que Sarah Palmer e Edward Davis limparam a ponte, Del Rio trouxe Aine de volta, que então ativou as portas de contenção da nave para enviar Zane e os Insurrecionistas restantes para o espaço.

Implementação de Teste

Durante uma inspeção da nave pelos Admiral Terrence Hood e Margaret Parangosky, ele apontou o Huragok trabalhando na nave depois que foi transplantado de Trevelyan. Falando com Lasky, Parangosky disse a Del Rio para escolher uma IA de nível superior. A pedido dos almirantes, Del Rio levou a nave a um Slipspace para ajudar Thel ‘Vadam no Blooding Years on Sanghelios. Parangosky propositalmente jogou-lhe os nervos à medida que entrava no espaço acima de Sanghelios, enquanto Del Rio estava dirigindo uma operação de alto nível com altos comandantes a bordo. Logo, a nave insurgente Sangheili Defender of Faith começou a atacar Vadam Keep e Infinity. Em seu primeiro teste de armas em cenário real, Del Rio destruiu a nave e fez recuar os Servants of Abiding Truth. De modo geral, Del Rio conseguiu salvar ‘Vadam e seu sustento de oposição bem organizada.

Requiem

Após o desaparecimento de uma equipe de cientistas na Ivanoff Station em 2557, a UNSC Infinity foi prestar ajuda, e Del Rio recebeu um chamado de socorro da UNSC Forward Unto Dawn, enviado por John-117 e Cortana. Del Rio então encontrou o Shield World Forerunner de Requiem e começou a se aproximar do planeta, enviando transmissões para tentar entrar em contato com John. Eventualmente Cortana foi capaz de responder às transmissões de Del Rio, mas elas continuaram a ser ilegíveis. Não ouvindo completamente os avisos de Cortana para não se aproximarem Requiem, Del Rio guiou Infinity até o portal de entrada e foi puxado para o planeta, caindo nas selvas de Requiem. Del Rio enviou Lasky e a Spartan-IV Sarah Palmer para recuperar John. Del Rio acreditava que a Infinity poderia fornecer cobertura de fogo e se defender. No entanto, falhou em ambos, pois forças remanescentes Covenant lideradas por Didact e por Jul’ Mdama forçaram seu caminho para a ponte. Somente John conseguiu salvar a nave ativando as defesas usando um Mantis.

Encontrando-se com John e Cortana na ponte, Del Rio discutiu a resposta hostil Promethean em Requiem. Ele enviou John e Gypsy Company para desativar a Gravity Well que mantinha a nave no planeta, já que ele queria sair imediatamente dali. Del Rio mostrou desrespeito pelo Spartan, e se recusou a dar-lhe a inteligência artificial Cortana na missão, Apesar de ele ter fornecido um Mammoth. No entanto, as forças Covenant eventualmente começaram a atacar Infinity. John conseguiu desativar a Gravity Well e derrotar o Covenant. De volta a Infinity, John tentou convencer Del Rio a não deixar Requiem, citando seu encontro com a IA Librarian. Del Rio não acreditava nele, acreditando que ele e Cortana estavam delirando. Em vez disso ordenou que a nave se retirasse para a Carinae Station, provocando uma explosão de raiva de Cortana, cada vez mais desenfreada. Del Rio ordenou que Lasky a removesse imediatamente para o desmantelamento de acordo com o regulamento da UNSC. Antes que Lasky pudesse cumprir essa ordem, John tomou Cortana ele mesmo. Furioso, Del Rio exigiu que John rendesse Cortana, mas o Spartan calmamente se recusou. Del Rio mandou um tenente prender John, mas todos na ponte ignoraram o capitão, levando John a se afastar. Del Rio enviou Lasky para parar John de partir; Em vez disso, Lasky forneceu ao Master Chief um meio de escapar, presumivelmente dizendo a Del Rio que o Spartan já havia partido.

Del Rio voltou à Terra a bordo da Infinity. Algum tempo antes de Didact ter alcançado a Terra, no entanto, a FLEETCOM, o Almirante da frota Terrence Hood, e o resto da UNSC Security Council discordaram com suas decisões em Requiem, especialmente o abandono de Master Chief. Ele foi aliviado do comando da Infinity e substituído por Thomas Lasky, e Del Rio foi submetido a uma investigação para julgar suas ações. Embora as investigações iniciais tenham decidido que sua análise para abandonar John-117 foi comprovada corretamente pelo fracasso da UNSC Home Fleet para retardar ou parar Mantle’s Approch de “compor” New Phoenix, importava-se pouco com o retorno de Master Chief e sua vitória sobre o Didact.

Carreira Senatorial

Sem perspectivas de um novo comando enquanto a UEG e a UNSC continuavam a investigar o incidente de New Phoenix, Del Rio decidiu se aposentar. Por volta de 2558, Del Rio usou suas ligações e acumulou favores para iniciar uma carreira política obscura, embora recompensadora, em uma das Jovian Moons e eventualmente substituiu um senador falecido do Unified Earth Government Senate. No Senado, Del Rio provou ser um popular político notavelmente burocrata e capaz. Após os eventos em Biko, Del Rio convocou uma conferência de imprensa no Congressional Plaza, elogiando o programa SPARTAN-IV e convocando para o desmantelamento o restante dos Spartan-IIs, bem como a prisão de John-117, chamando-o de um “falso Spartan” e uma “imagem distorcida de um verdadeiro soldado”. Depois que a UEG liberou imagens adicionais de segurança dos ataques, revelando a inocência de Master Chief, Del Rio recatou suas condenações anteriores e declarou que John-117 era um herói. Depois de elogiar o Spartan, Del Rio tomou uma breve licença, alegando que era devido a assuntos familiares não relacionados.

Personalidade e Traços

Enquanto sua habilidade como um burocrata e administrador lhe tinha levado ao comando da UNSC Infinity, e apesar do desempenho da Infinity ajudar as forças de Arbiter Thel’ Vadam em Sanghelios em 2553, Del Rio provou ser um comandante de campo inadequado, constantemente superestimando as capacidades da Infinity durante as operações militares autorizadas por ele durante a Batalha de Requiem. Enquanto a nave estava sob ataque, ele enviou seu Executive Officer à um vôo de reconhecimento Pelican, acreditando que não havia nada presente que poderia ameaçar seriamente Infinity. Quando a nave foi atacada e Lasky entrou em contato com a Infinity, ele ordenou furiosamente ao oficial para retornar à Infinity para ajudar a defendê-la. Mesmo quando Infinity tinha a vantagem, Del Rio não conseguiu desdobrar adequadamente suas forças. Durante o ataque às peças de artilharia Forerunner, ele se recusou a enviar a força de reconhecimento para medir a força e as posições inimigas antes do ataque principal, insistindo que a missão era uma “operação de fuga”. De forma mais condenatória, Del Rio se recusou a apoiar a tentativa do Master Chief de impedir que o Didact deixasse Requiem, em vez disso ordenando à Infinity que saísse e informasse à FLEETCOM da Carine Station.

Del Rio apresentou um baixo desempenho sob pressão. Durante a Batalha de Requiem, ele ficou cada vez mais frustrado, e ficou zangado quando outros questionaram suas ordens. Quando foi diretamente desafiado, ele foi reduzido a uma raiva gritante, exigindo a prisão de Master Chief por se recusar a entregar Cortana para o desmantelamento, embora foi uma ordem que ninguém na ponte cumpriu.

Por alguma razão, Del Rio tinha uma intensa antipatia aos Spartan-IIs, e acreditava que eles estavam desatualizados e prontos para serem aposentados. Durante a Batalha de Requiem, Del Rio repetidamente rejeitou as sugestões de Master Chief, e questionou sua competência mental. Bem mais tarde, quando Master Chief parecia ter se tornado um traidor, o senador Del Rio aproveitou a oportunidade para elogiar o programa SPARTAN-IV e condenou os Spartan-II’s como obsoletos. Ele foi forçado a recatá-lo depois que Master Chief foi reivindicado e, posteriormente, tomou uma licença, provavelmente para escapar do contragolpe político de sua condenação.

Notas de Produção

O ator americano Mark Rolston, mais conhecido como o Colonial Marine Shelter Private Drake no filme de 1986, Aliens, forneceu a voz de Del Rio em Halo 4, além de servir como modelo para seu rosto; Rolston retrata Del Rio ao vivo no The Commissioning. Considerando que os olhos de Rolston têm naturalmente um tom azulado, como visto em The Commissioning, os do capitão em jogo são castanho claro. A captura de movimento facial para Del Rio em Halo 4 foi fornecida pelo ator americano Allen Perada.

Curiosidades

Os prêmios de Del Rio, como visto em Halo 4, parecem ser modelado a partir de prêmios modernos e decorações do Exército dos Estados Unidos. Enquanto alguns desses prêmios ainda podem estar em uso durante o século 26, vários, como a Medalha da Campanha do Iraque, não. Além disso, os prêmios de Del Rio são orientados para o Exército em oposição à Marinha, e são distintamente baixos em precedência para uma pessoa de sua importância. Os prêmios aparentes, em ordem, são: Army Commendation Medal (Medalha de Louvor do Exército), Joint Service Achievement Medal (Medalha Comum de Realização de Serviço), Army Achievement Medal (Medalha de Realização do Exército), Army Reserve Component Achievement Medal (Medalha de Realização de Reserva de Componentes do Exército), National Defense Service Medal (Medalha de Serviço da Defesa Nacional), Iraq Campaign Medal (Medalha da Campanha do Iraque), Global War on Terror Service Medal (Medalha de Serviço na Guerra Global do Terrorismo), Military Outstanding Volunteer Service Medal (Medalha de Serviço Voluntário Excepcional Militar), Armed Forces Reserve Medal (Medalha de Reserva das Forças Armadas), Army Overseas Ribbon (Fita Externa do Exército), o que parece ser uma Army Overseas Training Ribbon (Fita de Treinamento Externa do Exército).

Ficha Técnica

  • Local de Nascimento: Terra
  • Data de Nascimento: 28 de Maio de 2500
  • Espécie: Humano
  • Gênero: Masculino
  • Altura: 180 cm
  • Peso: 95 quilogramas
  • Cor do Cabelo: Cinzento
  • Cor dos Olhos: Castanho claro
  • Afiliação: UNSC Navy (anteriormente) / Unified Earth Government Senate
  • Título: Captain (anteriormente) / Senate

Fonte

Halopedia



Comentários