Halo – Ghosts of Onyx

Anderson Amorim, 25 de janeiro de 2017

142096533Halo: Ghosts of Onyx é o quarto romance da série Halo, escrito por Eric Nylund e publicado pela Tor Books. Foi lançado oficialmente em 31 de outubro de 2006, e foi lançado como um audiobook em 6 de fevereiro de 2007. A versão completa deste inclui 9 discos, e é narrado por Jonathan Davis.

A recepção da crítica em relação à Ghosts of Onyx foi positiva. A IGN afirmou que foram feitas algumas “coisas muito bacanas” e que era “uma maneira interessante e muito sorrateira de concluir essa história sem entregar a história do Halo 3”. Afirmaram que, o “julgamento do Arbitro”   era “uma grande continuação do trabalho anterior de Nylund, e se você gostou, então você vai desfrutar muito de Ghosts of Onyx, claro e simples”.

No entanto, houveram críticas menos positivas, afirmando que “o livro introduz um novo personagem… bem, 300 novos personagens, sem incorporar os velhos, confundindo o leitor com novos fatos e informações”. Também alegam que o Master Chief e Cortana foram “ignorados”, pois eles só aparecem em uma seção, ao contrário dos livros do passado.

O anúncio de Ghosts of Onyx incluía uma confirmação de que mais dois romances seriam lançados:Halo: Contact Harvest e Halo: The Cole Protocol. Cronologicamente, Halo: Ghosts of Onyx é seguido por Halo: Glasslands, o primeiro romance de uma nova série definida após a conclusão da Guerra Humana-Covenant.

Sinopse

O programa SPARTAN-II chegou ao conhecimento do público. Contos de super-soldados que evitaram milhares de ataques Covenant tornaram-se lendas. Mas quantos Spartans são esquecidos? Enquanto  Master Chief defende uma terra sitiada e as inúmeras facções do Covenant continuam a sua cruzada para eliminar a humanidade, uma célula ultra-secreta da ONI conhecido como “Seção Três” elabora um plano para conseguir um tempo vital para a UNSC. Eles vão precisar de centenas de soldados dispostos, e mais uma Spartan para conseguir terminar o trabalho. O planeta Onyx está praticamente abandonado e, portanto, é o lugar perfeito para colocar este novo plano em ação. Quando Master Chief destrói o Halo, no entanto, algo é ativado no fundo do planeta Onyx. A ação começa e a antiga tecnologia Forerunner surge. Armadas da UNSC e Covenant correm para reivindicar os segredos  dos Forerunner´s, a fim de mudar o curso da guerra Humana-Covenant. Mas essa antiga força que despertou pode ter seus próprios planos…

História

Atenção: Este material contém spoilers sobre o livro.

Prólogo: A vitória da Companhia Beta em Delta Pegasi

O prólogo começa com 300 SPARTAN-III da Companhia Beta chegando ao planeta controlado pelo Covenant, Delta Pegasi em 2545. Dos 300, 291 chegaram ao chão e seguiram em direção ao seu objetivo, uma refinaria Covenant. Os Spartans conseguiram destruir as instalações, mas devido à inesperada resistência pesada Covenant na forma de sete grandes cruzadores, identificados erroneamente como parte de satélite em órbita, apenas dois Spartans: Tom-B292 e Lucy-B091, sobreviveram. Tom e Lucy possuem apenas doze anos de idade, e Lucy está severamente traumatizada e tornou-se muda, foi diagnosticada com desarticulação vocal pós-traumático após as mortes de outros Spartans e vários de seus companheiros de equipe Foxtrot, como Adam-B004 e Min -B174.

Seção 1: Ambrose

A narrativa então se move de volta para o ano 2531. Um ataque por SPARTAN-II do Blue Team contra insurgentes no planeta Victoria para recuperar ogivas nucleares FENRIS roubadas. Embora a equipe seja capturada pelo general Howard Graves e os rebeldes, a intervenção oportuna de Kurt-051 permite que a equipe complete a sua missão sem quaisquer outros problemas graves, porém, Graves é morto durante o curso dos acontecimentos, impedindo a equipe de aprender segredos valiosos acerca do comando dos rebeldes e de sua estrutura de inteligência.

Cinco meses mais tarde, o coronel James Ackerson da Seção III, reúne-se com três oficiais ONI: o Contra-Almirante Rico, Capitão Gibson e Vice-Almirante Parangosky. Durante a reunião, Ackerson apresenta uma proposta de um novo programa SPARTAN que retém a maior parte da eficácia do programa SPARTAN-II sem os altos custos do projeto anterior. Essa ideia torna-se o programa SPARTAN-III. De uma forma mais simplificada, “descartável”, assim como a mais numeroso grupo de Spartans que devem ser treinados para operações de alto risco. É dada a missão confidencial à Ackerson  com o objetivo de treinar os SPARTAN-III´S no planeta Onyx, e lhe é prometido que um dos SPARTAN-II irão treiná-los.

No mês seguinte, Kurt, Kelly e Fred são enviados para investigar “atividades suspeitas” na estação de Delphi. Quando Kurt se aproxima de um Translight Motor Shaw-Fujikawa rompido por uma inspeção mais próxima. Uma carga de avarias enviam-no girando para longe no espaço profundo. Kurt desperta um mês mais tarde e encontra Ackerson, que lhe informa que os eventos na estação Delphi foram encenadas, a fim de recrutá-lo. Kurt é adicionado ao projeto SPARTAN-III e lhe é dado as ordens para treinar os voluntários do programa SPARTAN-III. Ackerson promove-o a tenente, Grade atribui-lhe o sobrenome Ambrose para esconder seu serviço anterior como um spartan.

Seção 2: SPARTAN-III

No Camp Currahee em Onyx, Kurt reduz os quatrocentos e noventa e sete voluntários para o programa SPARTAN-III para apenas trezentos estagiários ordenando-os a um salto aéreo noturno numa alta altitude de Pelicans, a fim de avaliar quem entre os voluntários realmente quer ser um Spartan. Um dos voluntários, Shane-A112, está assustado com a perspectiva de uma queda e é hostilizado por outro recruta, Robert-A057. Ao chegar ao chão, Shane ataca Robert para provocá-lo e os dois são separados por um pessoal da marinha. Eles comentam sobre a agressividade dos dois, esperando que “o resto deles não sejam assim.”

Vários anos depois, Kurt retorna ao ponto de não retorno da UNSC para ser informado sobre o desempenho da Companhia Alfa e continuar com a formação de companhia Beta, onde ele soube da destruição completa de Companhia Alfa durante a Operação: PROMETHEUS. Devastado pelas imagens da batalha e da perda de seus soldados, Kurt melhora o regime de treinamento para a Companhia Beta, e pressiona sobre as atualizações para seus sistemas de blindagem SPI. Independentemente disso, a maioria deles são mortos em ação durante a Operação: TORPEDO, com as exceções de Tom-B292 e Lucy-B091, que, por meio de esforços de Kurt, são atribuídos a Onyx para ajudar Kurt na formação da Companhia Gamma, apesar dos protestos de Ackerson. Em mais um esforço para reduzir as baixas, Kurt, institui um procedimento ilegal durante o processo de melhorias da Companhia Gamma, destinadas a alterar a química do cérebro dos Spartans e torná-los resistentes à dor e à choques. A IA Deep Winter percebe isso, mas desconhece o autor do crime, dizendo a Kurt que tomaria para si os arquivos para garantir que as melhorias ocorram.

Seção 3: Invasores

Em 31 de outubro de 2552, as três principais equipes de SPARTAN-III da Companhia Gamma – Team’s Saber, Katana e Gladius conduzem um exercício de treinamento perto de uma área restrita em Onyx considerada Zona 67, apenas para encontrar-se com outro pessoal da UNSC que estavam sob ataque de uma classe não identificado de drones alienígenas. Muito rapidamente, os poucos seres humanos no planeta são eliminados, lutando para sobreviver contra esta nova ameaça, inesperada.

Seção 4: Dra. Catherine Halsey

Doutora Catherine Halsey e Kelly-087 chegam no sistema Zeta Doradus a bordo da nave rebelde roubada Beatrice. À medida que ficam mais perto de Onyx eles são atacados pelos drones. Uma vez no planeta, eles se encontram com os sobreviventes humanos dos ataques, incluindo SPARTANS-III da equipe Saber, Kurt, e Chief Mendez. Halsey identifica os drones como sentinelas com base nos registros de Cortana de acordo com os acontecimentos vistos em “Halo: Combat Evolved”. Halsey passa a chamar reforços, enviando sua transmissão na outra transmissão feita por Cortana após os acontecimentos em “Halo 2”. Na mensagem, ela pede cautela sobre o perigo que vem do Forerunner Dreadnought que inclui o “SPARTAN-117”, bem como a ameaça do Flood, que estava tentando escapar do Delta Halo no momento.

Seção 5: Equipe Azul

Na Terra, duas semanas após o evento Slipspace em New Mombasa, o planeta permanece sob cerco das forças do Covenant. Fred-104, Will-043, e Linda-058 são puxados para fora da linha de fogo pelo Almirante Hood, que responde ao chamado de pedido de reforços da Dra. Halsey enviando os Spartans para Onyx. Depois de sequestrar um destroier Covenant, matando todos a bordo da nave por asfixia, o Spartans se encaminham para Onyx, apenas para se adentrarem ao meio de uma batalha entre naves Brutes e Elites no meio do caminho. Os Spartans mal conseguem escapar para chegar a Onyx apenas para serem atacado pelos Sentinelas. Eles escapam usando uma dropship Covenant e se misturam aos sobreviventes, e, em seguida, fazem o seu caminho em direção à área restrita do Onyx após a agitada perseguição dos sentinelas.

Seção 6: Os Fantasmas de Onyx

Dentro desta seção, a história situa-se em Delta Halo, onde o Covenant está passando por uma guerra civil. Os elites interceptam a mensagem da Dra. Halsey, acabam por saber da existência de Onyx e seus artefatos Forerunner, em seguida, reagrupam-se em um planeta Covenant chamado “Joyous Exultation”. Lá, o almirante Imperial Sangheili Xytan ‘Jar Wattinree promove um comício para que os Elites juntos, discutam sobre a aparente traição dos Brutes e Prophets, e o que fazer para lidar com a essa situação. O Ship Master Voro ‘Mantakree fala a seus colegas comandantes das naves e sugere que eles vão para o planeta Onyx, e que fiquem vigilantes sob a ameaça do Flood. Ele é promovido ao posto de Mestre da Frota e lhe é dado o comando de uma frota de dezoito destróiers, dois cruzadores e uma transportadora. Eles, então, preparam-se para ir para o planeta Onyx para recuperar a tecnologia Forerunner.

Enquanto isso, em um supercarrier Covenant, um grunt chamado Kwassass se depara com Huragok que está ocupado examinando o que revela-se ser “Bomba NOVA” do Almirante Whitcomb. O Huragok inconscientemente arma a bomba após Kwassass mexer no dispositivo de segurança. Pouco depois de a frota de ‘Mantakree partir para Onyx, a NOVA detona, devastando a superfície do mundo Covenant, quebrando sua lua próxima, Malhiem, em um bilhão de fragmentos, e desintegrando toda a armada Covenant neste quadrante.

Seção 7: Reclaimers

A frota Covenant e um grupo de batalha UNSC chegam a Onyx, onde se encontram ao outro grupo e os defensores da Sentinela, que atacam qualquer coisa que se aproxime do sistema. Na batalha que se seguiu, toda a frota do UNSC é destruída, exceto o prowler Dusk, que permanece escondido e observa os acontecimentos se desenrolando. Os seres humanos em Onyx se dirigem para a zona 67, onde descobrem uma antiga cidade Forerunner. Perseguidos pelo Covenant, eles adentram no subsolo, onde a Dr. Halsey determina que todo o planeta é, na realidade uma construção artificial escondendo um Forerunner denominado “Protetor do Mundo”, que foi construído pelos precursores para se proteger do disparo da matriz dos Halos, que são projetados para erradicar toda a vida senciente se o Flood escapar.

Lutando contra determinados perseguidores Covenant, eles seguem para o coração do planeta para encontrar seus segredos, mas não antes do AI Oni Endless Summer comunicar à Dr. Halsey a importância de desligar uma instalação de fabricação de Sentinelas Forerunner que está produzindo Sentinelas a uma taxa rápida. Depois de desativar a fábrica, o grupo passa para o local da Equipe Katana. Eles encontram oito pods de slipspace, cinco dos quais contêm membros de Katana, e o restante com indivíduos não identificados. Eles então seguem para o núcleo do Onyx, onde eles descobrem uma fenda Slipspace supostamente levando para o Shield World. Will-043 e Holly-G003 caem lutando contra as forças Covenant, Will-043 envolve vários Hunters em um combate corpo-a-corpo antes de encontrar sua morte. Halsey, Mendez, Tom, Lucy e os outros Spartans escapam, enquanto Kurt permanece atrás para impedir que o Covenant siga os humanos para a fenda slipspace. Ele espera que o portal feche completamente e então ele classifica Kurt Ambrose como MIA sob SPARTAN-051 junto com os outros Spartans, aderindo à tradição de nunca listar um espartano caído como KIA. Ele termina sua vida respondendo ao Mestre da Frota Elite, “Morrer? Você não sabia? … Os Spartans nunca morrem”, ele detona as duas ogivas nucleares FENRIS que a equipe tinha levado com eles.

Fora de Onyx, o vigário da UNSC, Dusk, observa, enquanto a superfície do planeta se rasga, revelando que o mundo inteiro é formado por, literalmente trilhões de Sentinelas, todas conectados para fornecer uma defesa impenetrável ao redor do planeta e de seu coração. A história é concluída no outro lado da fenda do slipspace, que é revelado para abrigar uma imensa esfera de Dyson, que apresenta terreno semelhante ao da Terra e está separado do espaço-tempo normal dentro de uma bolha de espaço de compressão. Os sobreviventes realizam uma homenagem aos caídos, e Fred-104 toma o comando dos sobreviventes restantes, ordenando-os sair e completar sua missão de encontrar os artefatos Forerunner e procurar um método de fuga. Kelly então dá as boas-vindas aos Spartan-IIIs à equipe azul, indicando que estão indo “fazer uma grande equipe.”

Sequência

Por vários anos, Ghosts of Onyx foi um dos romances mais populares da saga Halo para ter uma sequência. Frank O’Connor havia sugerido a possibilidade de uma continuação de Ghosts of Onyx, de autoria de Eric Nylund.

Essa sequência já estava em negociações no início de 2010. A continuação do romance foi anunciado em 20 de julho de 2010, e apesar das conversas anteriores com Nylund, foi confirmado que seria escrito por Karen Traviss, novelista premiado e autor de algumas obras do universo de Halo.

O romance, intitulado Halo: Glasslands, é uma continuação direta da história de Ghosts of Onyx, e é o primeiro de uma nova série que irá explorar o universo Halo após os eventos de Halo 3. Foi lançado em 25 de outubro de 2011 em capa dura, paperback e audiobook.

CURIOSIDADES

  • O nome “Ghosts of Onyx” é uma reminiscência da música “Ghosts of Reach” do Halo 2 – Original Soundtrack.
  • Antes da confirmação do livro em si, o espaço reservado do livro e nome em linha era  “Fantasmas do Coral”. Isto levantou muita especulação sobre o significado do “i love bees” na série Halo.
  • Durante o estágio inicial, ele ainda se chamava “Fantasmas de Coral”, dois capítulos foram cortados do romance para “razões de estimulação”, embora Nylund tenha expressado um desejo de liberá-los posteriormente.
  • Há duas variantes diferentes de armadura na capa: Um SPARTAN com uma SPI ARMOR e os outros com uma MARK VI MJOLNIR ARMOR.
  • Em seu blog, Eric Nylund confirmou que haverá uma reimpressão do livro em algum momento no futuro, corrigindo muitos erros. O tempo para esta reimpressão ainda é desconhecido.
  • O acampamento Currahee é uma provável referência ao Camp Toccoa no mundo real, uma área de treinamento para a 101st divisão aerotransportada durante a segunda guerra mundial, que foi situada perto da montanha de Currahee, na Geórgia. Foi popularizado pela minissérie da HBO Band of Brothers. O pseudônimo de Kurt-051, “Ambrose”, é provavelmente uma referência a Steven E. Ambrose, o autor do livro em que a minissérie foi baseada.
  • Este livro, juntamente com Halo: Contact Harvest e Halo: The Cole Protocol, foram vendidos em um  Halo Boxed Set.

Personagens

UNSC – United Nations Space Command

Lieutenant Commander Kurt Ambrose (Anteriormente conhecido como SPARTAN-II Kurt-051)
Lieutenant, Junior Grade SPARTAN-II Fred-104
Petty Officer Second Class SPARTAN-II Kelly-087
Petty Officer Second Class SPARTAN-II Linda-058
Petty Officer Second Class SPARTAN-II Will-043
Petty Officer Second Class SPARTAN-III Shane-A
Petty Officer Second Class SPARTAN-III Robert-A
Petty Officer Second Class SPARTAN-III Jane-A
Petty Officer Second Class SPARTAN-III Tom-B292
Petty Officer Second Class SPARTAN-III Lucy-B091
Petty Officer Second Class SPARTAN-III Adam-B004
Petty Officer Second Class SPARTAN-III Min-B174
Private SPARTAN-III Ash-G099
Petty Officer Third Class SPARTAN-III Holly-G003
Petty Officer Third Class SPARTAN-III Olivia-G
Petty Officer Third Class SPARTAN-III Mark-G
Petty Officer Third Class SPARTAN-III Dante-G188
General Howard Graves (Lider do front da União Rebelde)
Dr. Catherine Halsey
Senior Chief Petty Officer Franklin Mendez
Petty Officer SPARTAN-II John-117 (aparece brevemente no cap. 1)
Lord Terrence Hood
Sergeant Laura Tanner
Corporal Jim Higgins
Commander Richard Lash
Lieutenant Commander Julian Waters
Lieutenant Commander Xaing Cho
Lieutenant Joe Yang
Lieutenant Bethany Durruno
Vice Admiral Margaret Parangosky
Captain Gibson
Rear Admiral Rich

Covenant

Fleet Master Voro Nar ‘Mantakree
Paruna Xido Konna Lekgolo Pair
Waruna Xido Yotno Lekgolo Pair
Kwassass Unggoy
Xytan ‘Jar Wattinree (Almirante Imperial e Comandante Regente da Frota Combinada do Propósito Justo).
Uruo Losonaee Sangheili
Zasses Jeqkogoee Sangheili
Y’gar ‘Pewtrunoee Sangheili
Shipmaster Tano ‘Inanraree Sangheili
Shipmaster Qunu Sangheili

IAs

Jerrod
Deep Winter
Endless Summer

Ficha Técnica

  • Páginas: 383 paginas;
  • Publicação: Tor Books;
  • Línguas: Inglês;
  • Autoria: Eric Nylund;
  • Datas de lançamento: 31 de outubro de 2006;

Fontes:

Livro  – Halo: Ghosts of Onyx

Sites:
Halo Wikia
Halopedia



Comentários