Halo Reach

Halo Project Brasil, 21 de novembro de 2016

Halo Reach é um jogo de tiro em primeira pessoa. Ele conta uma história do universo Halo que se passa antes dos eventos do primeiro jogo (Halo Combat Evolved). Halo Reach foi desenvolvido pela Bungie e distribuído pela Microsoft. O jogo foi lançado no dia 14 de Setembro de 2010 na América do Norte, Europa, Brasil e Asia, com exceção do Japão, que recebeu o lançamento do jogo um dia depois, no dia 15 de Setembro de 2010. Lançado como um exclusivo de Xbox 360, o jogo chegou ao Xbox One no dia 12 de Novembro de 2015, através da retrocompatibilidade.

halo-reach-box-shot-542x542-11deb11cee9f48128247bc01879abb23

Sinopse

Bem Vindo à Reach, coração do poderio militar da UNSC e lar dos icônicos supersoldados Spartan. Durante décadas, a humanidade fugiu da implacável ameaça Covenant, mas agora, a maior frota Covenant já vista se aproxima dos céus nublados de Reach. A equipe Noble, equipada com um arsenal letal de armas de alta tecnologia e reforçada por todo poder UNSC, deve agir e enfrentar uma invasão planetária em grande escala, com o destino da humanidade em jogo. Se Reach cair, haverá pouca coisa que se interponha entre os Covenant e a aniquilação total da raça humana.

História

A história se passa no mundo fortaleza da UNSC: Reach, durante as semanas que precedem Halo: Combat Evolved. A equipe Noble, um esquadrão de supersoldados Spartan, é ordenada pelo coronel Urban Holland para investigar a perda repentina de transmissão do Posto de Comunicação de Visegrad. Esperando insurgentes, a equipe fica perplexa ao descobrir que tudo era trabalho dos Covenant, e uma invasão torna-se aparente. Quando o Covenant começa o ataque contra o planeta, a UNSC começa sua tentativa heroica e desesperada de impedir os invasores alienígenas brutais de conquistarem o planeta. Logo depois, a equipe Noble é designada para a Base Sword, uma instalação pertencente ao Escritório de Inteligência Naval (ONI), para fins defensivos. A Dra. Catherine Halsey, idealizadora do Programa SPARTAN-II e da Armadura de Assalto Mjolnir usada por todos os Spartans, informa a equipe Noble que o Covenant implantou um Marechal em Visegrad e que eles estavam à procura de informações importantes pertinentes à religião do Covenant.

Quando o Covenant chega no planeta em vigor, a equipe Noble é enviada em várias missões, como atacar uma base em solo inimigo e remover as defesas fortificadas do Covenant. Uma dessas defesas foi uma Spire (Teletransportador Covenant) que transportava forças Covenant para Reach.

A missão do Noble Cinco (Jorge) e do Noble Seis é para derrubar os escudos que protegem a Spire. Depois que o Noble Six derruba o escudo da Spire, a fragata UNSC Grafton destrói o Spire com um canhão MAC. Logo após, um gigantesco Super Carrier junta-se à luta e destrói UNSC Grafton.

A equipe Noble se reagrupa e Kat sugere um plano de contra-ataque. Sua ideia é roubar uma bomba Slipspace e a implantar no Ardent Prayer (Super Cargueiro Covenant). Noble Seis infiltra na Corveta, enquanto Jorge desembarca com um Pelican na mesma e em seguida, detonam a bomba Slipspace improvisada, mas com o mau funcionamento do detonador, Jorge se sacrifica para destruir o transportador. Logo depois, uma frota maior do Covenant chega para continuar o ataque. Seis é jogado para fora da corveta por Jorge para voltar a cair até o planeta Reach.

O Noble Seis cai próximo a cidade de Nova Alexandria, que já está sitiada pelo Covenant. Ele se reúne com o resto da equipe para ajudar com a evacuação do planeta. Então, Seis é designado para destruir Jammers (bloqueadores de comunicação) Covenant espalhados nos arranha-céus de Nova Alexandria. Durante sua fuga, Kat é morta por um tiro sniper e Nova Alexandria é destruída pelo Covenant.

Coronel Holland redesigna a equipe Noble para a Base Sword, para destruir os dados que os Covenant estão procurando embaixo da base, juntamente com os artefatos que os Covenant querem. Eles logo encontram Halsey e ela mostra-lhes um artefato Forerunner antigo que ela acredita ser a chave para vencer a guerra. No artefato, Halsey desenvolveu uma IA chamada Cortana, utilizando tecnologia Humana e Forerunner. Cortana escolhe Noble Six para levá-la em segurança. A tarefa de transportar a IA Cortana até a nave UNSC Pillar of Autumn (Pilar de Outono) é confiada à Seis, Carter e Emile. Enquanto isso, Jun é ordenado por Carter a garantir a segurança de Halsey, que partem em uma nave de desembarque Pelican. Cargas são detonadas no artefato, destruindo-o e acabando com todas as provas e suas informações.

Durante a jornada até a UNSC Pillar of Autumn na doca seca, Carter é atingido por um Banshee e é ferido. Seis e Emile saltam e escorregam para fora do Pelican em segurança. Depois de lutarem por muitas cavernas, eles encontram um Scarab, que carrega suas armas para matá-los. Carter se sacrifica atirando seu Pelican na Scarab para destruir a plataforma de assalto móvel. Finalmente, Seis e Emile alcançam o cemitério de naves. Emile assume o controle de um canhão MAC para defender o Autumn, enquanto o capitão Jacob Keyes desembarca para receber Cortana de Noble Six. Emile é morto por Elite Zealots, Seis mata-os o e opta por permanecer em Reach e tomar o lugar de Emile na arma enquanto o Autumn escapa. O jogo retrata a cena de abertura de Halo: Combat Evolved, em que Cortana descobre Instalação 04, seguido pelos créditos e uma mensagem pessoal de agradecimento da Bungie.

Uma fase pós-créditos coloca o jogador no controle da última posição da Noble Seis contra forças Covenant. Depois de sofrer mais e mais danos, rachaduras no capacete, Seis finalmente lança de lado o capacete e, eventualmente, é dominado por um grupo de Sangheilis. O capacete de seis quebrado é deixado no chão com um tiro que espelha cena de abertura do jogo. Mais de trinta anos depois, o mesmo capacete repousa sobre as planícies de Reach agora restauradas. A vida retornou ao planeta, e recolonização começou. A narração de Halsey elogia o sacrifício da equipe Noble, que permitiu a vitória sobre o Covenant.

Desenvolvimento

Reach esteve em desenvolvimento desde a conclusão do Halo 3, na tradição de um ciclo completo de três anos. Foi confirmado em outubro de 2009 que Martin O’Donnell, compositor principal da Bungie, tinha começado a conjugar atores de voz para Reach.

O Beta do multiplayer de Halo: Reach ocorreu de 3 a 20 de Maio de 2010. O marco de lançamento do Zero-bug no desenvolvimento do Halo: Reach foi alcançado em 24 de Junho de 2010 e o áudio do jogo, incluindo trilha sonora, vozes e efeitos sonoros, foi concluído em 15 de Julho de 2010. A partir de 5 de Agosto de 2010, Halo: Reach estava em estado “gold”, significando que todo o desenvolvimento do jogo foi concluído e que a produção em massa do jogo tinha começado. O jogo foi lançado em 14 de Setembro de 2010, como planejado.

A Bungie usou uma versão completamente reformulada do motor, sem nenhum componente deixado intocado.

Bungie tomou uma nova direção de design com Halo: Reach, visando uma atmosfera mais sombria e arenosa. O tom mais sério também se reflete nos ângulos da câmera. Em vez de longas tomadas, os ângulos de câmera em algumas cutscenes são realmente feitos para parecerem com imagens de câmeras reais.

Em muitos aspectos, os desenhos de personagens, especialmente os dos Sangheili e pessoal humano, voltam a Halo: Combat Evolved. Os modelos de inimigos e aliados possuem detalhes de alto nível em forma de texturas de alta resolução e mais polígonos, possuem também mais características individuais para denotar fileiras e fornecer mais variedade no visual, como cada soldado ter uma etiqueta de nome individual em suas EDR. A Bungie fez um esforço para fazer o Covenant mais estranho e ameaçador, com por exemplo, colocando o Covenant falará em suas próprias línguas em vez de em inglês. O mecanismo de Halo: Reach é capaz de suportar até 60 personagens de IA ativos na tela ao mesmo tempo, duas vezes mais do que no Halo 3.

Os ambientes, embora maiores do que nos jogos anteriores, são muito mais detalhados. Os efeitos gráficos foram melhorados drasticamente, permitindo um novo sistema de efeitos atmosféricos e iluminação mais dinâmica, sombras dramáticas e fontes de luz móveis em interiores. Os efeitos de chuva e nebulização também são melhorados. Halo: Reach apresenta um novo sistema de animação, que suavemente mistura os movimentos de andar e correr, bem como saltos, lançamentos de granada e no disparo. O sistema de animação facial foi completamente remodelado, incluindo a captura de movimento. Efeitos de armas são amplificados para ser mais poderosos e viscerais do que antes, dando-lhes um tom mais sério. As armas humanas soam mais poderosas e emitem fumaça e faíscas. Os rifles de plasma agora queimam o material à medida que atingem, e as explosões vão lançar nuvens de sujeira e detritos ao redor.

Jogabilidade

Halo: Reach apresenta muitas novas adições à franquia, mantendo a jogabilidade tradicional. O sistema de dano ao jogador é semelhante ao de Halo: Combat Evolved e Halo 3: ODST, possuindo uma barra de vida, além da barra de escudo, e necessitando de kits médicos para cura. O HUD destaca as características ambientais e informações de sobreposição sobre eles, e a exibição do sensor de movimento é tridimensional. Halo: Reach também introduz um sistema de equipamento refinado conhecido como “Habilidades de Armadura”; as peças de equipamento podem ser selecionadas após o renascimento (ou retiradas do chão para certos tipos de jogos e campanhas). As Habilidades de Armadura são reutilizáveis com um tempo de recarga entre usos. Um novo sistema de assassinato também é apresentado, em que manter pressionado o botão corpo a corpo atrás do inimigo desencadeia a animação de um assassinato em terceira pessoa. Simplesmente acertando o botão de combate corpo a corpo permite o assassinato de assassinato antigo.

c26674aa4c8861aa7ca45c6d7f48e508-650-80

A seleção de armas foi simplificada a partir do Halo 3, de modo que cada arma tem um papel específico. O número de diferentes tipos de granadas também foi reduzido do de Halo 3, em que granadas incendiárias e granadas spike não retornaram. As armas humanas atingem mais ou menos instantaneamente depois de puxar o gatilho, dando-lhes uma sensação mais poderosa. Não há dual-wielding disponível em Halo: Reach, seguindo o mesmo caminho de Halo 3: ODST. Compensando isso, as armas que eram conhecidas como armas duplas em Halo 3 que estão agora em Halo: Reach tornaram-se drasticamente mais fortes. A M6G Magnum, por exemplo, é agora quase tão poderosa quanto a Pistola M6D em Halo: CE, e tem uma taxa ainda maior de tiro.

Os jogadores podem personalizar a armadura do seu personagem com uma maior variedade de opções de personalização, e a aparência será consistente entre campanhas e multiplayer, ao contrário do Halo 3, onde só seria visto durante os jogos multijogador. Como em Halo 3, as peças de armadura são apenas um aspecto cosmético e não afetará gameplay. O design de modelos multiplayer em Halo: Reach se diferem dos  usados anteriormente no Halo 3, os jogadores estão limitados a um modelo Spartan, masculino ou feminino. Os jogadores têm a opção de jogar como um modelo Elite,  apenas em modos de jogo específicos, como Firefight Versus, Invasion.

Multiplayer

O multiplayer de Halo: Reach permite aos jogadores competir uns com os outros através do serviço online Xbox Live ou do System Link, para 16 jogadores no Xbox. O sistema de matchmaking foi melhorado e redesenhado a partir do de Halo 3. Em vez de ter experiência e classificação como duas características separadas, Halo: Reach combina esses dois em um sistema de crédito onde o jogador é pontuado sobre o quão bem eles jogam em cada desempenho individual, em vez de um sistema de vitória/perda. À medida que os jogadores ganham créditos, eles alcançam uma posição militar mais alta e são capazes de comprar peças de armaduras para personalizar seu personagem Spartan e escolher um personagem Elite pronto. Um novo sistema de matchmaking chamado Arena é introduzido para jogadores mais competitivos onde eles jogarão em  meses e serão colocados em divisões de Onyx, Gold, Silver, Bronze ou Iron, dependendo de como eles jogam. A Campanha também tem suporte de matchmaking, com um limite de até 4 jogadores. Os jogadores também podem votar em qual missão da campanha jogar, assim como a votação do multiplayer competitivo.

Os modos do multiplayer são divididos em multiplayer padrão, com Slayer, Capture the Flag e King of the Hill, além de reintroduzir Race, um tipo de jogo que já foi feito exclusivamente para Halo: Combat Evolved. Halo: Reach também introduz novos modos para o multiplayer como Invasão, Stockpile e Headhunters

Mapas de Multiplayer Competitivo Padrão

  • Boardwalk
  • Boneyard
  • Countdown
  • Powerhouse
  • Reflection
  • Spire
  • Sword Base
  • Zealot

Mapas de Firefight Padrão

O Modo Firefight, um modo de jogo cooperativo que foi apresentado pela primeira vez em Halo 3: ODST, é destaque em Halo: Reach com características amplamente personalizáveis. Os mapas disponíveis são:

  • Beachhead
  • Corvette
  • Courtyard
  • Glacier
  • Holdout
  • Outpost
  • Overlook
  • Waterfront

Noble Map Pack

O pacote de mapas Noble está disponível para download através do Xbox Live Marketplace. Foi o primeiro pacote de mapas lançado para o Halo: Reach, em 30 de novembro de 2010. Ele contém sete novas conquistas e três novos mapas multiplayer:

  • Breakpoint
  • Tempest
  • Anchor 9

Defiant Map Pack

O pacote de mapas Defiant está disponível para download através do Xbox Live Marketplace. Foi o segundo pacote de mapas DLC para Halo: Reach, em 15 de março de 2011. O pacote inclui 6 novas conquistas, dois mapas multiplayer e um mapa para o modo Firefight:

  • Condemned
  • Highlands
  • Unearthed (Firefight)

Anniversary Map Pack

O pacote de mapas Anniversary está disponível para download através do Xbox Live Marketplace. Foi lançado para Halo: Reach em 15 de novembro de 2011 , e também foi incluído com Halo: Combat Evolved Anniversary como um código de download. Além disso, os mapas também estão disponíveis no disco de Halo: Anniversary em si, servindo como seu componente multiplayer. O pacote de mapas de aniversário inclui sete novas conquistas, seis mapas para o multiplayer  e um para o modo Firefight:

  • Battle Canyon
  • Penance
  • High Noon
  • Ridgeline
  • Solitary
  • Breakneck
  • Installation 04 (Firefight)

Trilha Sonora

Uma abordagem mais séria e realista foi escolhida para o design de áudio de Halo: Reach do que nos jogos anteriores da franquia. A trilha de Reach foi referida como sendo mais sombria e mais visceral, como o enredo é movido pelo personagem e se concentra em um planeta conhecido pelas pessoas por ter caído. Os temas clássicos de Halo não podem ser ouvidos no jogo, mas há algumas relações  entre a trilha os temas. Os efeitos do jogo, como sons de armas também foram amplificados para soar mais como poderoso e realista. Além de vários filtros de áudio diferentes para interiores e exteriores, o ambiente espacial na fase Long Night of Solace (Longa Noite de Consolo) exigiu um filtro de áudio totalmente novo para tornar o ambiente mais realista. Uma melhoria significativa na tecnologia de áudio do jogo permite uma transição mais fluida entre diferentes camadas de música. Considerando que o primeiro Halo mal poderia gerenciar mais de duas camadas de música ao mesmo tempo, Reach pode executar sete camadas de uma só vez. A Trilha Sonora Original de Halo: Reach foi lançada em 28 de setembro de 2010.

Lista de Músicas

CD1

  1. Overture
  2. Winter Contingency
  3. ONI: Sword Base
  4. Nightfall
  5. Tip of the Spear
  6. Long Night of Solace
  7. Exodus

CD2

  1. New Alexandria
  2. The Package
  3. The Pillar of Autumn
  4. Epilogue
  5. From the Vault
  6. Ashes
  7. Fortress
  8. We’re Not Going Anywhere
  9. At Any Cost
  10. Both Ways (Remix)
  11. Walking Away
  12. Ghosts and Glass
  13. We Remember

Curiosidades

  • Na fase Nova Alexandria (New Alexandria),  o Sargento Buck de Halo 3 ODST e Halo 5  Guardians aparece como um ponta. Ele pede para que você escolte o Falcon em que ele está até determinado local, em quanto a música Skyline de Halo 3 ODST toca no fundo.
  • No final da fase O Pacote (The Package), em lendário, é possível por meio de um painel escondido adentrar o laboratório da Dra. Halsey. Ele contém vários Easter Eggs e mensagens da Bungie  para os jogadores, por isso ela ficou conhecida como Tribute Room.

Ficha Técnica

  • Data de Lançamento: 14 de Setembro de 2010
  • Desenvolvedora: Bungie
  • Distribuidora: Microsoft Game Studios
  • Jogadores: 1-4
  • Cooperativo: 2
  • Multiplayer Online: 1-16
  • Cooperativo Online: 1-4
  • System Link: 1-16
  • Gênero: FPS (First Person Shooter)
  • MSRP: Mature +17
  • Classificação no Brasil: 14+

Matéria feita por: Arthur G. N. Fonseca

Fonte:

Bungie

Halo Nation

Halopedia

Waypoint



Comentários