Armadura De Combate ODST

Halo Project Brasil, 11 de setembro de 2014

 Os soldados ODSTs utilizam uma variedade de BDUs no campo de batalha, fazendo com que eles se tornem alguns dos melhores soldados da UNSC.
 Desenvolvida pela Cascade Stronghold Technologies, os BDUs ODST já estão em uso à 50 anos, e já passaram por várias modificações.
 A armadura de combate ODST prioriza a camuflagem e a discrição no campo de batalha, além de utilizar vários equipamentos para espionagens e missões furtivas.
 Apesar de sua blindagem ser resistente à projeteis balísticos e explosões, as armas de plasma do Covenant podem facilmente perfurá-las.

 O traje ainda é hermeticamente fechado permitindo que o soldado sobreviva até 15 minutos no espaço ou debaixo d’água, além de impedir que o usuário respire gases tóxicos.

Componentes

Farda

A farda ODST é a mesma utilizada pelos fuzileiros, e é o principal sistema de camuflagem do soldado. A camuflagem dessa farda é branca com manchas cinzas ou negras, esta que pode ser usada em quase qualquer terreno, seja uma zona urbana ou uma floresta. Porém, esta camuflagem pode ser alterada nos diferentes terrenos, como desertos e locais com neve.

 A farda dos ODSTs é mais protegida o que a dos fuzileiros, sendo que ela é feita de kevlar e revestida com um material capaz de regular a temperatura do usuário e resistir ao disparo de muitos tipos de arma de fogo.

Luvas

 Os ODSTs utilizam luvas de couro que protegem as mãos de tiros e explosões. Luvas sem dedos também costumam ser usadas, sendo que elas oferecem menos proteção, porém, mais mobilidade para o manuseio de armas e equipamentos.

 As luvas ainda protegem as mãos dos soldados contra o fogo e mantém elas aquecidas nos terrenos mais frios.

Botas

 As botas utilizadas pelos ODST são feitas de um metal resistente, porém bastante leve, que permite que o soldado viaje grandes distâncias e até mesmo corra sem nenhum problema, graças também à várias articulações.

 Elas protegem não só os pés, como também as canelas. A bota termina em uma junção com a joelheira.

 O interior das botas de combate é revestido com uma camada de kvlar e outa de gel balístico.

Ombreiras 

 As ombreiras são feitas de metal e seu interior é revestido de kvlar e gel balístico. Nela são colocadas os dados médicos do usuário, como tipo sanguíneo por exemplo, o que permite que o médico de campo possa agir de maneira mais fácil e rápida.

 Existem vários modelos de ombreiras, sendo que o ODST utilizará aquela que for compatível com sua especialidade.

Colete

 O colete do ODST é feito de metal e revestido por gel balístico e camadas extras de kevlar. Ele é a principal proteção de qualquer soldado no campo de batalha, por isso costuma ser feito de materiais mais resistentes. Ele ainda se estende até as costas, onde existe uma proteção especial para a coluna.

Capacete

 O capacete ODST talvez seja o ponto mais forte deste BDU. Ele é feito de titânio e seu interior é forrado com kevlar e estofamento preto para proteger a cabeça de impactos fortes.

 O capacete é equipado com um rádio transmissor e uma lanterna ( esta última é opcional ).

 A viseira do capacete é feita de um material semelhante ao vidro, mas muito mais resistente e possui um HUD digital.

 O HUD dos ODST é equipado com um sistema chamado de VISR ( Visual Intelligence System, Reconnaissance ), ou seja, um sistema visual de inteligência e reconhecimento.

 O VISR possuí várias funções extremamente úteis no campo de batalha. Ele pode funcionar como visão noturna, além de mostrar as armas e granadas que usuário está carregando, inclusive a quantidade de munição. Ele também mostra a saúde de um ODST.

 Porém, um dos recursos mais eficazes do VISR é o fato dele poder localizar e marcar inimigos, aliados, armas e veículos. Os inimigos ficarão com um contorno vermelho, os aliados com contorno verde e as armas e veículos disponíveis ficarão com o contorno azul.

 O VISR ainda possui 3 sistemas especiais que ajudam o soldado no campo de batalha:

NAV: Sigla para “navegação”. Permite ao soldado visualizar um mapa 3D do local onde está, muito útil quando é necessário se criar uma estratégia. O NAV ainda pode detectar inimigos na região.

INTEL: Sigla para “inteligência”. Permite ao soldado visualizar as missões atuais, saber como está o andamento da missão e permite que ele veja sua progressão no ramo militar.

COMM: Sigla para “comunicação”. Permite que o soldado baixe e acesse gravações de vídeo e áudio que ele encontra em suas operações.

 O capacete ODST ainda pode ser modificado com alguns apetrechos caso o soldado queira ou precise.

8-23-2010-4-55-41-PMUA/CNM
 Essa modificação do capacete traz uma lanterna do lado esquerdo e uma placa de metal na parte frontal, oferendo mais proteção ao usuário.

8-23-2010-4-55-45-PMCBRN/HUL
 Esta atualização traz um sistema de armazenamento, acesso e compartilhamento de dados na parte direita. Também trás um respirador especial que pode ser conectado à tanques de oxigênio, permitindo que o soldado fique mais tempo no vácuo do espaço ou debaixo d’água.

Mochila

 Apesar de ser opcional, maior parte dos ODST utilizam mochilas no campo de batalha. Elas costumam ser maiores dos que as carregadas pelos fuzileiros e podem transportar munição, equipamentos, kits médicos, pacotes de bio-espuma e pacotes de ração para até duas semanas ( caso a missão dure por muito tempo ).

Variantes

Close Quarters

 Esta variante da armadura ODST é emitida para os especialistas em explosivos e em assalto.
 Sua ombreira esquerda foi substituída por uma placa de metal que se estende até o cotovelo, e é extremamente resistente às armas de plasma. O capacete vem equipado com uma câmera de alta definição que envia todas as imagens em tempo real para os seus superiores.





Sharpshooter

 Esta variante é emitida para os atiradores de elite ODST.

 A ombreira direita é removida pra dar ao atirador mais mobilidade com a arma. Sua ombreira esquerda foi substituída por uma grande placa de metal que cobre todo a antebraço e também o ombro do usuário. Essa placa serve para proteger o atirador de contra ataques.

Recon

 Essa variante é usada apenas por um agente especialista do Escritório de Inteligência Naval (ONI).

 Poucos soldados já foram vistos utilizando esta variante, sendo que uma das poucas foi a capitã Verônica Dare na batalha da Terra.
 A farda agora é toda azul, assim como o resto da blindagem da armadura. O peitoral possui uma esfera verde translúcida no centro, sendo que sua utilidade é um mistério. As ombreiras foram removidas, dando mais mobilidade para o soldado. Em compensação foram adicionado proteções para os antebraços.
 O capacete é bem diferente da versão normal. Em primeiro lugar, a viseira possui a cor dourada e é bem menor, cobrindo apenas a região dos olhos. Além disso, o capacete em si possui um formato diferente.

 Ao que parece, esta variante não foi feita para a discrição no campo de batalha e sim para identificar um oficial da ONI em operação.

Variantes Spartan

File:AP ODST.jpg Em 2552, durante a batalha de Reach, a UNSC disponibilizou aos Spartan-III uma variante da armadura de combate ODST. 

 Logo após disso em 2553, durante a batalha da Terra e a batalha da Instalação 00, foi a vez dos Spartans-II sobreviventes terem acesso à essa armadura adaptada

Depois que a guerra Humano-Covenant terminou, a UNSC iniciou o programa Sparta-IV, e muitos dos voluntários para o programa eram ex-ODSTs, assim a UNSC achou que os novos Spartans se sentiriam mais a vontade com uma armadura conhecida, então disponibilizou a armadura ODST atualizada, apesar de poucos utilizarem ela.

Fontes:
Halo Nation: http://halo.wikia.com/wiki/Main_Page
Jogos Halo 2, Halo 3, Halo 3: ODST, Halo: Reach e Halo 4.
HQs e livros de Halo.



Comentários